Você já se imaginou andando por uma praça no centro da cidade e se deparar com o intelectual Rui Barbosa, com o Coronel Venâncio ou com o jornalista Francisco Cardona vindo direto do início do século passado e, ainda mais, com uma máscara no rosto?
Nos dias atuais, certamente essas figuras eternizadas em estátuas diriam para tomar cuidado com a nova gripe, não a espanhola de 1918, mas a chinesa de agora, também conhecida como Covid-19. Não só eles, mas também o soldado constitucionalista.
São figuras e ícones da história nacional, paulista e mogimiriana usadas pela Prefeitura na campanha #MogiDeMácsara, mais uma ação da Secretaria de Relações Institucionais contra o novo coronavírus no município.
A campanha visa a conscientização da população sobre a importância do uso de máscaras na contenção da gripe chinesa.
Nos últimos dias, com a diminuição no índice de isolamento social na cidade e o anúncio da prorrogação da quarentena pelo governo estadual até 31 de maio, as atividades se intensificaram. As ações incluem a disposição de faixas e outdoors em áreas de intensa movimentação de pessoas e veículos, e nas entradas e saídas do município.
E até os bustos monumentais da cidade entraram na ação. Buscando chamar a atenção da população sobre a importância do uso, as máscaras também foram colocadas nas estátuas de Rui Barbosa, Coronel Chico Venâncio, Francisco Cardona e do Soldado Constitucionalista.
O uso de máscaras é obrigatório em Mogi Mirim desde 5 de maio, conforme estipula o Decreto 8.118 assinado pelo prefeito Carlos Nelson Bueno.