Um cenário que poucos apostavam e surpreendente. Esse é desfecho nas eleições na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), que irá eleger nova diretoria em março. Em negociações nos últimos dias, situação e oposição uniram forças e acabam de criar uma chapa conjunta para o pleito que se aproxima. Conforme adiantado por O POPULAR em sua edição de quarta-feira, o empresário Sidney Coser será o candidato a presidente, com Florentino Luiz Gonçalves, o Tina, como vice. O publicitário Nelson Theodoro, principal candidato da chapa de oposição, se juntou à dupla e pode ocupar o posto de 1º secretário.
Um dos motivos para a união de situação e oposição foi o temor de sequentes disputas políticas entre ambos, com trocas de acusações e dificuldade no debate de ideias, que se intensificaram nos últimos meses. A tendência era de que tanto a Acimm como o Sindicato do Comércio Varejista (Sicovamm) protagonizassem uma disputa ferrenha e com difícil consenso entre as partes, o que acarretaria em prejuízos para o comércio.
Sendo assim, a opção pela união prevaleceu e agora o trabalho será em conjunto. “Foi uma proposta que eles fizeram, para unir forças e que todo o trabalho seja em prol do comércio, sem brigas e disputas. Sempre estaremos abertos ao diálogo”, frisou o atual presidente da entidade, o empresário Jorge Antonio Barbosa.
O atual mandatário revelou ainda que Almir Ferreira será o 1º tesoureiro da chapa e que Newton Barbarini ocupará o cargo de conselheiro consultivo. Ambos já fazem parte da atual direção. O Sicovamm terá direito aos cargos de 1º e 2º secretários e ainda a 2ª tesouraria. A chapa completa deverá ser divulgada na próxima semana, segundo Barbosa.
A candidatura de Sidney Coser é confirmada após o próprio candidato admitir no início da semana que buscava regularizar sua situação junto à Acimm para poder participar do pleito e que a candidatura estava próxima de ser confirmada.
Por quê?
Candidato declarado da oposição, Nelson Theodoro afirma ter optado pela fusão entre as duas chapas visando beneficiar o comércio e que foi procurado pela chapa da situação. “O Newton Barbarini veio com uma conversa e achei interessante. Vamos entrar para melhorar o comércio, começar a planejar mudanças, temos que juntar forças e auxiliar o comércio. Aproveitar essa oportunidade para ver se conseguimos resgatar o comércio”, comentou.
Theodoro afirmou que ele poderá indicar quatro membros do conselho consultivo e ainda 5 integrantes para o conselho da mulher dentro da chapa. Theodoro gostou da indicação de Sidney. “É um nome que agrega, uma pessoa extrovertida e que vai abrir portas”.
Ele afirmou que o Sicovamm, que foi obrigado após decisão judicial a sair de sua antiga sede no prédio da Acimm, não voltará para o imóvel. Hoje a entidade atua em um imóvel à Rua José Bonifácio, no Centro.
Para o ex-presidente José Antonio Scomparin, a união das chapas é positiva. “Chegamos a um bom termo, começamos a viver uma nova fase, claro, a associação com o perfil dele e o sindicato com o perfil dele. Estamos unidos de novo, voltados ao trabalho e vamos somar forças juntos”, frisou.
Ciente do perfil de cada membro da chapa e das últimas desavenças, Scomparin chegou a brincar. “Antes se aturar do que brigar”.
Possível candidato, o empresário Nilson Higino ainda não decidiu se encabeçará uma possível chapa de oposição. Segundo ele, a decisão deverá sair em até 15 dias.