A tão aguardada abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste, parece cada vez mais perto. Embora a Prefeitura ainda não estabeleça uma data definitiva, os trabalhos tanto na parte estrutural quanto de capacitação aos funcionários seguem a todo vapor. Na manhã de ontem, a Secretaria de Saúde organizou uma capacitação aos funcionários, uma espécie de treino de acolhimento, além de apresentar a unidade para muitos dos profissionais que atuarão no local.
Os encontros serão intensificados entre os dias 5 e 14 de junho. Ao mesmo tempo, funcionários da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços atuam nos últimos detalhes de acabamento, como pintura, instalação de pontos para ar-condicionado, rede elétrica e jardinagem. Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) acertam detalhes para o abastecimento e distribuição de água.
Presente na manhã de ontem, a secretária de Saúde Rosemary Silva, a Rose, explicou ao O POPULAR que aguarda a conclusão dos serviços por parte da Elektro para divulgar um prazo concreto para a abertura. Isso porque é necessária a total adaptação da rede para testes e a instalação dos equipamentos que funcionarão na unidade.
“Estamos esperando a Elektro, a definição total de inauguração depende muito da Elektro porque ele só nos atenderam parcialmente para que a gente pudesse estar fazendo todo o aporte necessário e testando os equipamentos”, explicou. “Não podemos ser irresponsáveis de trazer toda uma população e não termos uma carga completa para todos os equipamentos”, disse.
Edital
Em sua edição on-line de quarta-feira do Jornal Oficial do Município, a Prefeitura publicou a abertura de editais de pregões presenciais para a aquisição de equipamentos hospitalares e de uma central de PABX com instalação e programação destinados para a UPA. Os interessados deverão apresentar propostas até os dias 8 e 13 de junho, respectivamente. Todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura, o www.mogimirim.sp.gov.br.
O que é a Upa?
À reportagem, Rose ressaltou o que é e qual será a real finalidade do espaço na zona Leste. “É uma Unidade de Pronto Atendimento. Por exemplo, você está com uma dor, não consegue descobrir, já foi a uma UBS ou então nem passou pela UBS. Então, você vem aqui (UPA), o médico vai fazer o primeiro exame, vai te aliviar, e te encaminhar para uma UBS. Por quê? Porque o tratamento é na UBS, aqui não é tratamento, é uma Unidade de Pronto Atendimento para eliminar o processo da dor”, salientou.
“Você caiu, machucou, então traz para cá (UPA). Se for alguma fratura, dá o primeiro atendimento e encaminha para a Santa Casa. A UPA é um intermediário entre a UBS e um caso hospitalar”, completou.
Aproximadamente 50 funcionários trabalharão no local em esquema de plantão. Além da assistência médica e enfermagem, será oferecido o atendimento odontológico em urgência.
Já existe uma negociação entre a Prefeitura e a Viação Santa Cruz para a readequação de linhas do transporte coletivo visando a passagem dos ônibus pela região, a fim de facilitar o deslocamento dos usuários. Pontos serão instalados nas redondezas, assim como faixas de trânsito e pedestres.