sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueEMEB é reconhecida por melhor índice do Idesp

EMEB é reconhecida por melhor índice do Idesp

A equipe gestora e os 32 professores que atuam na EMEB “Prof. Nelson Neves de Souza”, localizada na Vila Dias, foram homenageados pela administração municipal com uma placa comemorativa ao desempenho da unidade no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2013. A escola alcançou 5,89 e indicador de desempenho de 6,08, entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

O resultado é considerado de excelência, considerando que as metas do Idesp para o ano de 2030 são 7,0 para o ciclo de 1ª a 4ª série e 6,0 para o ciclo de 5ª a 8ª série. Com essas metas de longo prazo, busca-se que as escolas atinjam índices comparáveis aos dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que são os mais bem colocados do mundo em termos de qualidade da educação. A média do município foi de 4,28.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Stupp e da Secretária de Educação, Márcia Róttoli de Oliveira Masotti. “São resultados como esse que fazem a educação acontecer, pois são o reflexo do ensino que valoriza o aprendizado do aluno”, disse a secretária.

O Prefeito Municipal classificou o resultado da escola como a confirmação de que vale a pena acreditar na qualidade do ensino municipal. “Que o trabalho desenvolvido por essa unidade sirva de exemplo e motivação para outras escolas”, disse. “O exemplo vale muito mais do que a crítica. O que vocês fizeram foi dar esse passo através do exemplo e o resultado foi esse”, finalizou.

A diretora, Valéria Rodrigues de Souza e Silva, recebeu o gesto em nome da escola, e atribuiu o resultado à toda a equipe. “É como um quebra-cabeça, cada um coloca uma peça e temos o quadro geral. Esse é o resultado do trabalho de uma equipe comprometida, que atua com seriedade, estuda, é unida e tem definidas as metas que quer atingir”.

Outras seis escolas alcançaram pontuação acima da média do município no Idesp: “Altair Rosa Corsi Costa” (5,4), “Dona Sinhazinha” (5.01), “Edna Fávero Choqueta” (4,94), “Regina Tucci de Campos” (4,73), “Maria Nilsen de Oliveira Leite”(4,61) e “Jorge Bertolaso Stella” (4,46).

Já na avaliação dos oitavos anos do Ensino Fundamental, obtiveram índice acima da média, as escolas “Francisco Piccolomini” (4,05) e “Jorge Berolaso Stella” (3,42). A média do município para os anos finais do Fundamental foi de 3,21.

O Idesp avalia a qualidade do ensino nos anos iniciais (1º a 5º anos) e finais (6º a 9º anos) do Ensino Fundamental. O indicador é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar.

Revista

A EMEB “Nelson Neves de Souza” obteve outro reconhecimento de suas práticas pedagógicas neste mês. Pelo projeto que abordou o aprendizado histórico e musical do samba, a unidade foi destaque na edição de julho da Revista Nova Escola, da Editora Abril.

O projeto foi conduzido pela professora de Artes, Tatiana Prado Delfino, junto aos alunos do Ensino Infantil ao 5º ano do Fundamental. Foram abordados o contexto histórico do ritmo e seus variados tipos. Instrumentos musicais, como tamborim, pandeiro, surdo e chocalho foram levados para a sala de aula.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments