A Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor Nelson Neves de Souza, localizada no bairro Vila Dias, zona Leste da cidade, e que atende crianças do ensino infantil até o quinto ano, realizou uma exposição de arte produzidas pelos estudantes e que tiveram como orientadora a professora de arte Tatiana do Prado Marsura Delfino. A exposição começou no dia 27 de novembro e seguiu até esta semana, recebendo familiares das crianças e a população que pôde visitar o local e conferir os trabalhos.
A professora Tatiana trabalhou com cada sala uma temática diferente, seguindo o currículo das turmas, mas adaptando atividades variadas para cada grupo. Um dos exemplos que pode ser citado é a questão do Egito. A partir do estudo das obras egípcias, os alunos foram fotografados, tiveram seus rostos (em perfil) impressos em folhas e a tarefa que eles tiveram foi a de trabalhar com a elaboração de suas coroas, o principal símbolo do poder dos faraós, sendo que cada qual criou à sua maneira.
Outros estudantes utilizaram argila para construir seus trabalhos. A criação com a argila foi a construção de galinhos portugueses. Ou seja, como os alunos estudaram Portugal, a professora Tatiana elaborou o ícone português e com outros jovens inspirou a elaboração dos tradicionais azulejos decorados, mas que foram feitos em madeira.
Para a elaboração das peças, a professora busca levar para a sala de aula as mais diversas referências, mostrando os artistas e citando sobre eles. Outra ação interessante foi a elaboração de casinhas a partir de blocos de argila. Os alunos se basearam na obra de Helena Coelho, de arte naife, criaram suas obras e depois elas fizeram parte de uma reprodução maior, sendo exposta também.
Para a diretora da escola, Valéria Rodrigues de Souza e Silva, que há 14 anos está na gestão da Emeb, é extremamente importante que os alunos tenham contato com as artes e outras referências, capazes de ampliar suas visões de mundo e seus repertórios. A importância da arte na vida das crianças e da escola é valorizada ao ponto da escola ter uma sala especial para as atividades. Um espaço todo ambientado, colorido e cheio de referências para as crianças se inspirarem e colocarem suas cores por todos os lados!
Além da exposição, a escola também ganhou novas cores nos muros, com o grafite de André Soares e seus colegas Daniel Santos e Paulo Ricardo. A ideia de revitalizar o muro da escola, que possuía pichações, foi concluída com sucesso e, agora, a população do bairro também tem obra de arte para ter acesso e até fotografar. Os artistas também tiveram obras expostas durante a 9ª exposição da escola.