Uma emenda estadual de R$ 500 mil, destinada pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), permitirá a realização de um mutirão de exames de imagens de alta tecnologia, cujo procedimento ficou represado por quase dois anos em razão da pandemia da covid-19. Os serviços serão contratados pela Secretaria Municipal de Saúde junto ao Hospital 22 de Outubro, via Consórcio Intermunicipal de Saúde ‘8 de Abril’. A previsão é de iniciar os procedimentos a partir de agosto.
O anúncio do mutirão aconteceu na manhã de quarta-feira, 20, no auditório do 22 de Outubro, e reuniu representantes do Poder Municipal, do hospital e demais convidados. Pelo valor destinado por Sampaio, será possível realizar 600 exames de ressonância magnética, 400 tomografias computadorizadas, 80 de contraste para pacientes da oncologia, 31 de angioressonância e 18 angiotomografias.
“Temos uma relação de pacientes e, a partir dela, iremos chamá-los e fazer o agendamento. É claro que precisamos alinhar com a capacidade de execução do hospital. Nosso objetivo é zerar essa demanda de dois anos de espera até novembro”, adiantou a secretária municipal de Saúde, Clara Carvalho. Ela justificou a fila represada, destacando que, no auge da pandemia, a prioridade era assistir aos pacientes infectados, com exames e internações.
Os exames serão realizados pela Syrius Medical Group, que promove os serviços de diagnósticos por imagem no Hospital 22 de Outubro. Médico responsável pela Syrius e vice-presidente do hospital, Marcelo Galloro ressaltou a importância dos exames de imagem, principalmente por conta da demanda reprimida, o que ocasionou, por exemplo, numa alta nos casos oncológicos.
Ele apontou ainda o pioneirismo do 22 de Outubro na realização dos exames de angioressonância e angiotomografia. “Mogi Mirim é a primeira cidade da nossa região a receber exames deste porte. São exames para visualizar os valores cerebrais e as coronárias”, ressaltou. O diretor presidente do hospital, Raji Resek Ajub, destacou que os serviços que serão realizados reforça a vocação do 22 de Outubro ao serviço de servir ao município.
Para o prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), a parceria entre o Poder Público e o Hospital 22 de Outubro é de fundamental importância. “O setor privado complementa a saúde pública”, frisou. O assessor parlamentar de Carlos Sampaio, Carlos Alberto Cavalaro, também participou do anúncio e se disse feliz pela oportunidade dada pelo município de ajudar e melhorar a vida da população. Vale informar que a emenda destinada pelo deputado é fruto de uma solicitação feita pelo vereador Alexandre Cintra (PSDB).