A licitação pública para a escolha da empresa responsável que irá instalar e operar radares em Mogi Mirim foi suspensa pela Prefeitura. Via assessoria de comunicação, o Executivo informou que houve a impugnação de uma empresa que participava do processo e que agora uma nova licitação terá que ser reaberta. Não foram divulgadas quais empresas vinham participando do processo nem qual delas foi impugnada da licitação.
O problema aumenta a demora sobre o retorno dos redutores ao trânsito de Mogi, impasse que se arrasta desde o primeiro semestre do ano passado, quando os aparelhos foram desativados pelo fim do contrato entre a Prefeitura e a empresa que operava os aparelhos.
Em coletiva concedida à imprensa em fevereiro, a Secretária de Mobilidade Urbana, Beatriz Gardinali anunciou a abertura da licitação e a consequente instalação dos radares. A previsão era de que em até 60 dias os aparelhos estivessem em diversos pontos da cidade.
A volta foi tratada como uma das prioridades no trânsito local, que dentre vários fatores de segurança, acabou motivada pelo aumento no número de acidentes de 2012 para 2013. O novo processo de licitação pode ser retomado ainda esta semana. A Prefeitura afirmou que os radares seriam alugados ao custo de R$ 9 mil a R$ 12 mil cada um.
Como será?
De acordo com o cronograma divulgado em fevereiro, serão quatro aparelhos que farão rodízio em 12 pontos fixos da cidade, entre eles ruas e avenidas de maior fluxo de veículos. A Prefeitura irá reinstalar quatro aparelhos fixos, dois nos cruzamentos entre as Avenidas Brasil e 22 de outubro e 7 de setembro e Luiz Gonzaga de Amoedo Campo e ainda um radar móvel, que a cada dia estará em um local diferente.
Os aparelhos fixos irão percorrer dois pontos da Rodovia Nagib Chaib, próximo à casa de eventos infantis Hakuna Matata, na divisa com Mogi Guaçu e do Condomínio Jequitibás; dois na Avenida Adib Chaib, um deles perto da rotatória da Praça Lions; outros cinco radares espalhados pela Avenida Pedro Botesi; 2 aparelhos na Avenida Brasil e mais um à Rua Padre Roque, próximo à agência do Banco Bradesco.