Mogi Mirim recebeu na sexta-feira, dia 19, a segunda edição do Encontro de RH da Baixa Mogiana, que reuniu centenas de empresários e profissionais ligados à área de recursos humanos de toda a região. Diversas palestras foram realizadas, todas com temas ligados ao tema deste ano: “A Atuação do RH na Indústria 4.0”.O evento, promovido pelo Grupo de Recursos Humanos da Região Mogiana (GRHUM), junto ao Montejano Treinamentos e Eventos, foi realizado na sede da Instituição ICA, das 8h às 19h30.
Logo pela manhã, os congressistas e visitantes puderam conhecer um pouco dos serviços dos patrocinadores do evento, que montaram estandes logo na entrada do local. Na sala de conferência, muito conhecimento pôde ser adquirido pelos participantes em cada uma das cinco palestras. O evento teve início com os agradecimentos do organizador, José Luis Montejano e do coordenador do GRHUM, Antônio Bento.

No período da manhã, Oscar Yukio Isayama, coordenador de Engenharia e Operações da Festo Brasil, comentou sobre as competências do profissional 4.0. “Independentemente de sua área, de qual função ou cargo, esse profissional precisa estar atento à parte técnica, se atualizando continuamente, e deve trabalhar a inteligência emocional, o que é importantíssimo, já que o ser humano vai ser substituído em algumas práticas”, elencou.
Na sequência, um novo olhar sobre as relações de trabalho. Seria possível trabalhar com liberdade? A diretora de conteúdo e eventos do Great Place To Work Brasil, Daniela Diniz, garante que sim. Ela passou um ano nos Estados Unidos, trabalhando pela empresa brasileira, remotamente, e utilizou sua própria experiência para explicar esse modelo no congresso.
Após uma pausa para o almoço, a nutrição do corpo e da mente, para a conquista da qualidade de vida foi o tema da exposição de ideias de Betisa Ravanhani. A personal coach, gestora de RH e grafóloga, tratou sobre a importância de uma alimentação correta e de hábitos saudáveis.
“No meio de tanta tecnologia, as pessoas acabam esquecendo de olhar para si próprias. Se você cuida da sua empresa, do seu trabalho, você também tem que cuidar do seu corpo e da sua mente, porque isso é a base do sucesso e de todas as conquistas”, comentou.
O Dr. João Nogueira, fundador do Nogueira e Tognin Advogados Associados, comentou sobre a transformação digital no universo trabalhista e, com suas próprias experiências, contou casos sobre a evolução dos processos na era tecnológica.
A atração especial do ERH 2019 foi a palestrante internacional, com mais de 18 anos no mercado, que possui 15 livros publicados: Leila Navarro, que empolgou os participantes com seu show de motivação e simpatia. Uma das histórias que ela conta é sobre como aprendeu o conceito de startup e os vocabulários dessa nova geração.
“Eu estive em Israel em fevereiro e foi uma das coisas que mudou a minha vida e o meu olhar. Eu não sabia muito bem o que era startup. E em Israel, que é um país muito pequenininho, quando você pergunta para uma criança de quatro anos de idade, o que ela quer ser quando crescer, ela diz assim: ‘quero ser CEO de startup’. Eu disse: ‘meu Deus, o que é isso?! Preciso descobrir’. E é o seguinte: eles preparam as crianças para procurar soluções para problemas, que sejam escaláveis e que muita gente possa tirar proveito disso. Isso é missão de vida, uma coisa maravilhosa”, considera Leila.
Quem ficou até o final, não se arrependeu! O humorista Maloka fez seu show de stand up, arrancando gargalhadas dos participantes. Conhecido por seus vídeos no YouTube, com paródias de músicas sertanejas, o comediante é uma “cria” da internet, mas não se considera um refém da tecnologia, o que a sua namorada, nega, com muito bom humor.