sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoEditorialEnfim, o progresso no Centro

Enfim, o progresso no Centro

Toda cidade tem no Centro uma área considerada, na maioria das ocasiões, um cartão postal e parada obrigatória. Marcada por espaços históricos, é considerada o coração de um município e motivo de saudosismo. Em Mogi Mirim, a situação não é diferente. Estudar ou discutir sobre a cidade sem falar nas praças Rui Barbosa, São José e Floriano Peixoto, o Jardim Velho, assim como ruas de vasto acervo histórico e apelo sentimental, como a Chico Venâncio, Conde de Parnaíba, Padre José, entre outras, é ignorar uma parte de extrema riqueza na popular ‘cidade simpatia’.

Além delas, como deixar de fora da lista a Rua XV de Novembro, tida para muitos como a mais atraente no comércio? Se possui uma riqueza única desde a criação, parte dessa história ganhou um novo capítulo na quarta-feira, quando após anos de discussão, boas ideias, mas poucas ações, foi aprovado por votação esmagadora o plano que prevê a revitalização da via.
Pela primeira vez em anos, o discurso evasivo e muitas vezes populista deixou de ficar no quase e ganhou forma, com apresentação de um novo projeto à comunidade. Em encontro que contou com momentos de tensão e debates calorosos, por votação em uma lousa improvisada, a maioria preferiu abraçar a ideia e apoiar a causa.

Ponto positivo para ambas as partes. Já era hora de a democracia falar mais alto e ter como resultado um desfecho favorável ao Poder Público, comerciantes e cidadãos. É preciso respeitar opiniões contrárias e não deturpar outros pontos de vista de quem não aprova a mudança, mas o desejo de modernizar a via e começar a dar uma nova cara ao Centro, tão abandonado nos últimos anos, falou mais alto. Esse é o caminho.

O projeto, constituído pelo alargamento da calçada do lado direito, hoje um local de locomoção difícil, fim das vagas de estacionamento e implantação de árvores, bancos e lixeiras, o que deve ser acrescentado dentro da revitalização, visa melhorar o fluxo de pedestres e a mobilidade urbana. Pensar na convivência é algo que deve ser exaltado, sobretudo nos dias de hoje quando boas conversas e a interação olho a olho foram substituídas pela tecnologia e uma fase onde o mundo virtual em muitas vezes sobressai sobre o mundo real.

O respeito à vontade da população merece aplausos. Ela, a mais beneficiada, encontrará nos próximos meses uma rua reformulada, acessível, ampla e visualmente mais bonita, condizente com a sua história. Toda novidade vem acompanhada de uma fase de adaptação e imprevistos. Por isso é preciso paciência e saber respeitar o momento de transição. Embora seja uma via dentre tantas outras espalhadas pela cidade que também merecem atenção, a revitalização da Rua XV pode significar uma nova era no Centro. Fugir do convencional e acrescentar uma pitada de ousadia e modernidade não fazem mal a ninguém. Era preciso mudar. Que a novidade venha para o bem do mogimiriano.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments