É comum pessoas relatarem dores musculares após a realização de exercícios físicos ou da prática de alguma modalidade esportiva. Isso pode ocorrer aos iniciantes, quando há modificação quanto ao volume ou intensidade dos exercícios aos já praticantes, em uma nova experiência esportiva ou até mesmo na modificação do gesto motor de alguns movimentos.
Esse desconforto que pode ser sentido após um esforço físico contínuo é chamado de dor muscular tardia. Já alertamos que essa dor é de fácil interpretação pois está diretamente ligada ao esforço muscular realizado naquela determinada atividade e não relacionada a uma dor aguda sentida, por alguma lesão, eventualmente ocorrida.
Os sintomas podem variar como músculos doloridos ao toque, rigidez muscular e articular, amplitude de movimento reduzida, inchaço e perda temporária de força muscular nas estruturas que foram exigidas. Geralmente atingem o pico entre 48 a 72 horas após o exercício, período em que o corpo começa a trabalhar no processo de reparo das fibras musculares que foram rompidas durante o esforço.
Pessoas que estão constantemente reiniciando a prática de exercícios físicos muitas vezes se desmotivam, pois sempre sentem esse tipo de dores em seus inúmeros recomeços. Por isso é tão importante manter a regularidade, para aumentar a resistência das fibras musculares às exigências durante seu recrutamento, diminuindo assim as chances de sentir dores corporais por esses motivos.
Agora você já sabe, se sentir desconfortos musculares que durarem até 72 horas após a prática dos seus exercícios, não se desespere. Procure complementar sempre sua rotina com alongamentos para evitá-las e, se mesmo assim ocorrerem, será por conta de alguma alteração de movimento ou intensidade, logo passará, não desista de manter-se ativo.