Quero hoje trazer a reflexão sobre a palavra ‘epifania’. Esse termo é usado nos sentidos filosóficos e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”. É por isso que muitos consideram o Natal como um momento de epifania, “a última peça que faltava para nossa salvação chegou”.
Quem não gostaria de trazer consigo as respostas claras para suas preocupações? Finalizar um ciclo com a certeza de que ele realmente acabou? Ou até mesmo saber se sua escolha te levará aos seus desejos?
Simples? Não. Possível? Sim. Este momento de epifania acontece quando estamos realmente conectados com o momento presente, “do qual estamos inseridos”, em sua tarefa atual, no profissional, familiar ou social. *P.S. Celular e redes sociais aqui nem pensar, rsrs.
Viver esse momento não significa renunciar a tudo que nos tira a atenção do momento presente. Se você conseguir seguir alguns dos passos abaixo já está ótimo:
– Se perceba em estado de contínua evolução, elogie todos os seus passos e não somente seus saltos;
– Questione as situações pelo outro lado da história de vez em quando, ou seja, observe outro ponto de vista que não seja só o seu;
– Não se sinta arrogante por estar certo;
– Quando sentir um impulso para crescer e evoluir, siga-o, não hesite em ser melhor do que já é;
– Pergunte-se sempre do porquê fazer o papel de vítima é importante para você;
– Não lute contra pensamentos que ficam sempre se repetindo, acolha-os e peça ajuda se for necessário para entendê-los;
– Pare de arrumar desculpas para tudo;
– Não trave batalhas épicas com seus medos, entenda-os em primeiro lugar do porquê eles existem e quando estiver calmo e seguro, traga ele à sua mente para que possa ser examinado;
– A ansiedade conduz a obsessão, por isso, medite;
– Evite culpar a si mesmo, toda moeda sempre tem dois lados;
– Não se identifique com seus pensamentos, eles não são você, são eventos passageiros da mente (esse para mim é o melhor);
– Não julgue você mesmo de forma negativa, pois sua verdadeira essência não faz isso, o ego sim;
Podemos observar aqui que sempre tem escolhas. Atingir esse estado é uma educação e disciplina diária. Por isso, um trabalho lento, contínuo e gradual.
O que você acha de começar a pensar que você é uma pessoa em constante estado de evolução e que os erros de 2021 foram necessários para sua vitória em 2022?
Feliz Natal e um Beijo no coração de todos