sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Equipe interventora realiza balanço da primeira semana na Santa Casa

Equipe interventora realiza balanço da primeira semana na Santa Casa

O cenário encontrado na Santa Casa de Misericórdia pela equipe interventora foi de devastação, segundo Rosa Iamarino, que exerce o papel de interventora dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na entidade. A declaração foi dada na quarta-feira, ao lado do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), da vice-prefeita, Lúcia Tenório, e da secretária de Saúde, Flávia Rossi, que fizeram um balanço da primeira semana de intervenção.

Coletiva de imprensa aconteceu na quarta-feira, no Gabinete (Foto: Everton Zaniboni)

“Assim que entramos no hospital, encontramos um local devastado. Parecia que um tsunami, um terremoto havia passado por lá. As luzes todas apagadas, funcionários apreensivos”, relatou Rosa. Agora a situação já é outra, garante a equipe gestora.
Os funcionários do hospital, segundo a secretária Flávia Rossi, estão dispostos a ajudar durante a intervenção. “Existia a preocupação de funcionários com demissão… Muito pelo contrário. Eles estão nos ajudando muito”, disse.
No primeiro dia, foi constatado que equipamentos não estavam funcionando, como elevador e aparelhos de ar-condicionado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Centro Cirúrgico, que não possuem janelas para a entradas de ar. A falta de insumos também foi verificada, desde papeis higiênicos a fios cirúrgicos.
“Não havia nem roupas que os médicos utilizam nas cirurgias. Essas roupas eram usadas e, ao final de uma cirurgia de 12 horas, por exemplo, o profissional a tirava e outro vestia a mesma. Alguns médicos chegavam a levar a sua própria roupa”, comentou.
Após a reabertura do setor de ortopedia, a reativação da UTI Neonatal é prometida para segunda-feira. “Já temos até bebês esperando por vagas”, comentou Lúcia, que dialoga com o corpo clínico do hospital. As cirurgias eletivas também estão sendo reiniciadas.
No terceiro dia de intervenção, os salários dos funcionários, referente a março, foram pagos, o que representa aproximadamente R$ 700 mil. Além disso, os encargos também foram depositados, na ordem de R$ 200 mil. Os pagamentos para prestadores de serviço, como os médicos, ainda não estão regularizados.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments