sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Erosão em rua do Parque das Laranjeiras atinge quase cinco metros

Erosão em rua do Parque das Laranjeiras atinge quase cinco metros

O Parque das Laranjeiras, bairro situado à zona Leste de Mogi Mirim, teve seu histórico de infraestrutura precária acentuado pelas chuvas. Na antiga Rua 32, uma erosão de quase cinco metros de comprimento e dois de profundidade, segundo dados do Corpo de Bombeiros, tomou conta de metade da via de terra, colocando em risco a vida de muitos que por ali precisam, ou teimam, trafegar.

Local de erosão é o caminho que Cleiton faz, todos os dias, para o trabalho (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Local de erosão é o caminho que Cleiton faz, todos os dias, para o trabalho (Foto: Ana Paula Meneghetti)

Todos os dias, o local é caminho para o trabalho do ajudante de motorista Cleiton Luiz Pinheiro. “Eu passo por aqui às 5h da manhã e às 11h da noite”, afirmou. Segundo Pinheiro, dois dias de chuva já foram suficientes para que a buraco aumentasse de tamanho, o que preocupa os moradores. “Se chover, tem que arrumar uma jangada”, ainda ironizou sobre os recorrentes alagamentos.

Na tarde da última sexta-feira, a Defesa Civil informou que o pedido de reparo da via já foi solicitado à Secretaria de Obras. A Prefeitura confirmou que os serviços na região começaram na tarde desta segunda-feira, dia 25, e devem ser finalizados amanhã. “Despejar terra e passar a máquina para nivelar e conter a erosão é uma ação emergencial. Depois, um engenheiro ambiental deve avaliar o solo”, explicou a coordenadora da Defesa Civil, Elaine Navarro.

Além do lixo, esgoto a céu aberto é outra problemática do bairro (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Além do lixo, esgoto a céu aberto é outra problemática do bairro (Foto: Ana Paula Meneghetti)

Além disso, em época de chuva, a água do córrego, onde dejetos são despejados diretamente, sem receber qualquer tipo de tratamento, extravasa, inundando a rua. “É perigoso pegar uma doença nessa água suja”, alertou a ajudante geral Maria Marta Santos Fernandes.

Não diferente das demais ruas do Laranjeiras, a 32 também está repleta de lixo e entulhos. Moradores relataram que frequentemente se deparam com animais peçonhentos. Cobras, aranhas e escorpiões, por diversas vezes, foram encontrados dentro de casa. “Você acha que isso é vida?”, lamentou Pinheiro.

Interdição
A erosão apareceu no dia 15 de janeiro, uma sexta-feira, dia de maior intensidade da chuva, e aumentou consideravelmente no sábado. A área foi interditada, devido ao risco de movimentação de terra, com cones e faixas zebradas na manhã de domingo, dia 17.

Sinalização foi retirada pela população; veículos passavam bem próximo à erosão (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Parte da sinalização foi retirada pela população; veículos passavam bem próximo à erosão (Foto: Ana Paula Meneghetti)

Já na tarde de segunda-feira, a reportagem presenciou diversos veículos, entre carros, motos e bicicletas, se arriscando ao passar pelo local. Isso porque a própria população tratou de remover boa parte da sinalização que impedia o trafego naquela rua. A Defesa Civil confirmou que vai reforçar a interdição da rua.

opm230116c0104PB

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments