Mogi Mirim não tem nenhum novo óbito por coronavírus, além dos dois casos confirmados até quinta-feira (4).
O terceiro caso noticiado pelo site de O POPULAR na manhã desta segunda-feira (8), portanto, não existe.
A informação se baseou, erroneamente, no boletim da Covid-19 de Mogi Guaçu de domingo (7), que informava um novo óbito na cidade vizinha, o quinto, e “um de Mogi Mirim”.
Mas alertados pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Mogi Mirim sobre a informação falsa e depois de uma melhor apuração, a reportagem descobriu, agora à tarde, que, na verdade, não houve nem mesmo nenhum paciente de Mogi com coronavírus que vindo a óbito em Mogi Guaçu, como informa o boletim de lá.
Falha de comunicação e precipitação na divulgação na informação.
O óbito que trata o boletim da Covid-19 de Mogi Guaçu referente a Mogi Mirim é do idoso de 83 anos que faleceu na quinta-feira (4), na Santa Casa de Mogi Mirim, que foi o segundo caso no município.
Acontece que esse senhor chegou a ser internado em Mogi Guaçu e depois transferido para Mogi. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde guaçuana conta como óbito de fora da cidade, mesmo não tendo vindo a óbito lá.
Portanto, de acordo com a Vigilância em Saúde de Mogi Mirim, o município não registrou o terceiro óbito confirmado de contágio por Covid-19. Atualmente, Mogi Mirim contabiliza duas mortes.
Além do idoso de 83 anos, falecido no dia 4, também veio a óbito por Covid-19 na cidade uma idosa de 84 anos, conforme nota oficial divulgada no dia 20 de maio.
Pedimos desculpas pelo erro.
Boletim
No domingo (7), boletim da Covid-19 de Mogi Mirim apresentava 299 notificações, com 74 casos confirmados, dos quais quatro hospitalizados e 28 em isolamento hospitalar. Dos casos curados, 42 estão curados.
Do total de notificações, há 204 casos descartados.