Há três semanas, a Escola Estadual Professora Benedita Nair Xavier Vedovello, de Mogi Guaçu, passou a oferecer aulas de iniciação teatral para crianças e adolescentes em contra turno escolar. O projeto acontece em parceria da Escola com a Cia. Imagem Pública, de Mogi Mirim. As aulas são oferecidas todas as sextas-feiras e já atende cinquenta jovens.
“O objetivo é ensinar o fazer teatral, como se faz um espetáculo, desenvolver o espírito de coletividade, a valorização do convívio social, promover a potencialização da coordenação motora e a criatividade, além de trabalhar com jovens a importância das regras”, disse o sócio-proprietário da Cia. Imagem Pública e um dos professores do grupo André Almeida,
A princípio o objetivo era atender apenas jovens que tivessem como foco se tornar atores, porém devido à ampla visão da Imagem Pública crianças e adolescentes com outros talentos também passaram a fazer parte do grupo. “Então passamos a acolher quem queria ajudar também, se gosta de desenhar roupa vem participar para fazer o figurino, se gosta de tocar, vem para montarmos uma banda para o espetáculo (…)”, explicou André.
No entanto, para receber iniciativas culturais como esta, as escolas necessariamente deveriam estar cadastradas em alguns projetos, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação. As escolas aptas recebem verba do Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE). Na região, apenas a Escola Estadual Professora Benedita Nair Xavier Vedovello participa do programa Mais Cultura nas Escolas.
As aulas seguem até o mês de março. Ao final os alunos irão apresentar duas peças para toda a comunidade conheçam o trabalho desenvolvido.