
As melhorias em escolas municipais de educação básica (Emeb’s) com o recurso do Programa de Apoio Financeiro Escolar (Pafe) vem garantindo uma série de melhorias na infraestrutura das unidades.
Dando sequência à divulgação sobre o uso do recurso, quatro novas escolas são apresentadas nesta reportagem.
Mário Torezan
Localizada no bairro Nova Mogi, no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Zerão, a Emeb “Professor Mário Antônio Torezan” (que atende 90 alunos da Educação Infantil) recebe, desde 2017, o recurso do programa financeiro escolar.
De lá para cá, pode se ver diversas mudanças na estrutura da unidade, melhorando o ambiente e oferecendo um espaço mais aconchegante a funcionários e alunos.
Reparos pontuais foram realizados na escola, como a instalação de lâmpadas led, a troca de pisos em quatro salas de aula e na secretaria, além da pintura dos cômodos, que também chegou ao corredor.
Os banheiros infantis também receberam novo piso, assim como novo revestimento.
A próxima etapa será a pintura da parte externa e a substituição do piso do refeitório das crianças.
Maria Helena Torezan
A Emeb “Professora Maria Helena Torezan Gomes”, no Parque Real, também recebeu melhorias nos banheiros, com a troca da pia, novas pastilhas e revestimento nas paredes.
A substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas led, a pintura e instalação de dois toldos, que evitam à exposição de crianças e funcionários do sol e da chuva, e a adaptação de um bebedouro, foram outros benefícios com o montante financeiro.
A escola tem 121 alunos matriculados na educação infantil.
Geraldo Philomeno
Localizada no Jardim Bicentenário, a Escola “Professor Doutor Geraldo Philomeno” (com 335 alunos do Ensino Fundamental) é mais uma unidade a se beneficiar com a verba do Pafe.
A direção promoveu a troca do piso e pintura de 14 salas de aula e a troca das calhas em toda a escola, material agora mais resistente e de maior durabilidade.
Os banheiros utilizados pelos alunos ganharam novo piso, portas e melhorias na parte hidráulica. Saboneteiras de vidro foram adquiridas e a pia da cozinha substituída.
As melhorias também contaram com o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação.
O recurso do Pafe do próximo trimestre será empregado na reforma no banheiro dos professores.
Regina Tucci
A Emeb “Professora Regina Maria Tucci de Campos”, com duas unidades em Mogi Mirim (em um total de 509 alunos do ensino fundamental) empregou o recurso do Pafe para diversas demandas estruturais.
Na unidade I, situada à Rua Rio de Janeiro, no bairro da Santa Cruz, houve a pintura dos brinquedos no parque infantil, troca dos pisos dos banheiros e da cozinha, pintura no refeitório, pintura das prateleiras da dispensa da cozinha, pintura do muro em frente à escola e a montagem de um novo espaço para que os alunos façam atividade na área externa.
Já na unidade II, à Rua Presidente Rodrigues Alves, também na Santa Cruz, a direção realizou o reparo em parte do alambrado, reforma nos banheiros feminino e masculino e na cozinha, pintura do pátio, troca do telhado da casinha de boneca, novo espaço para brincadeiras e atividades, compra de lâmpadas e de tintas para a pintura do refeitório. (Da Redação)