A Esmeralda confirmou a participação no Campeonato Amador, que contará com oito times, a mesma quantidade de agremiações de 2014. No ano passado, a equipe, que garantiu o acesso como vice-campeã da Segunda Divisão, era denominada Mirim/Esmeralda e agora suprimiu o primeiro nome.
Em 2014, a Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm), havia planejado fazer o Amador com 12 equipes, com a permanência dos oito times da série A e o acesso dos quatro primeiros da Série B. Porém, houve duas desistências e duas fusões. O Unidos do Inocoop, que disputou a Primeira Divisão, e o Skina do Aço, semifinalista da Segunda, resolveram não participar da elite em 2015. Em função da desistência, as duas equipes foram suspensas por dois anos dos campeonatos da Liga, podendo voltar depois a partir da lista de espera da Terceira Divisão.
Da Primeira Divisão de 2014, permaneceram a campeã Vila Dias, a vice-campeã Santa Luzia e as tradicionais Tucurense e Santa Cruz. Semifinalista da Segunda Divisão, o Martinense garantiu o acesso e será uma das equipes. Os outros dois times são fusões de duas agremiações com direito de participar da competição. O Café Lan House e o Santana, que disputaram a Série A em 2014, se uniram. Outra fusão foi a do Kokobongo, time da Primeira Divisão do ano passado, com o Elite, campeão da Série B. As fusões foram realizadas em função das dificuldades dos times em montar equipes para a Primeira Divisão. Sem a fusão, a tendência era a de os times não participarem.
As fichas de inscrições de jogadores serão entregues aos clubes na quinta-feira, quando deve ser discutido o sistema de disputa. O Amador tem previsão de começar em 24 de maio.