O Espaço Cidadão será revitalizado. As melhorias constam em projeto sob supervisão da Secretaria de Obras, Habitação Popular e Mobilidade Reduzida. As mudanças no local beneficiarão a iluminação pública e os mecanismos de transmissão de energia, favorecendo diretamente os feirantes que trabalham no local aos sábados e às quartas-feiras. Inicialmente serão trocadas as lâmpadas antigas por luminárias de LED, pois são mais eficientes e proporcionam economia de energia. Nesta semana o local foi alvo da crítica de munícipes e também de feirantes por problemas no solo e exposição das caixas de energia, que estão com manutenção defasada.
Na prática, a mudança permitirá que as fiações subterrâneas sejam alçadas aos postes. A medida garante mais segurança aos trabalhadores que utilizam o espaço. Atualmente, as ligações de energia estão inseridas em caixas localizadas no solo, favorecendo a formação de poças d’águas acima destes compartimentos em períodos de chuva. “Essa situação será extinta, não haverá mais”, destacou a secretária da Pasta, Renata Furigo.

Para isso, o projeto estabelece que no corredor central do Espaço Cidadão – localizado entre a Estação Educação e a Central de Serviços Públicos – seja instalada duas fileiras sequenciais de postes de concreto. O objetivo é formar um alinhamento de acordo com a disponibilização das barracas utilizadas nas feiras livres. Em cada poste será acoplada uma caixa de energia e o feirante terá à disposição o acesso à energia sem obstáculos.
O projeto será encaminhado à Secretaria de Planejamento Urbano para elaboração de orçamentos. Na sequência será realizada licitação pela Secretaria de Suprimentos e Qualidades para a contratação da empresa que ficará responsável pela execução dos serviços.
