Por lazer ou ofício. Como quem faz ou como quem apenas consome. Não importa, somos de uma nação apaixonada por churrasco. Na quarta-feira, 30 de setembro, se comemorou no Brasil o Dia do Churrasqueiro. Uma data mais do que especial, que lembra aquela figura tão importante para muitas e muitas festas. O que seriam de todos sem alguém para cuidar da churrasqueira?! E como apreciar aquele espetinho ou lanche com toque especial que só um especialista é capaz de dar?
A vida de um churrasqueiro profissional vai além do servir festas e eventos. Isso é óbvio, afinal, temos churrasqueiros de mão cheia em churrascarias e restaurantes. E também em lanchonetes, com aqueles sanduíches recheados com carne de churrasco que dá água na boca. Há também uma mescla entre lanches e outra vertente muito respeitada por apreciadores de carne, o espetinho.
É o caso de Carlos Henrique Rodrigues Silva, o Branco, que tem um trailer na Feira Noturna de Mogi Mirim. Como muitas histórias de churrasqueiros, o amor por esta arte vem da infância. No seu caso, as melhores lembranças de quando era ainda uma criança se concentra nos churrascos de sábado com seus pais. Um momento família. “Desses encontros em família comecei a observar profissionais da área trabalhar com carnes e tempero. Aí foi nascendo a vontade de aprimorar”.
Em seu dna profissional, ser feirante está cravado. Ele também realizava churrascos particulares e aí, sabendo que é um produto muito consumido e apreciador da área, decidiu criar o próprio negócio. Entre uma situação e outra, está na área desde 2002.
Hoje, aos 33 anos, garante que sua principal especialidade é elaborar uma lista completa de itens necessários para um churrasco, como carnes, temperos e acompanhamentos. E o diferencial? Um de seus principais produtos, claro. “Criar espetos diferenciados”.
Quem vê seu cardápio encontra delícias como o inconfundível espeto de almôndega com bacon. Ou de medalhão com queijo. Maravilhas que se unem a um cardápio com lanches como o recheado com costela! Deu água na boca?! A ideia é essa e, por isso, Branco segue em busca de aperfeiçoamento. “Tem cursos online e dá para ver outros profissionais em plataformas como o YouTube. É sempre bom aprender e ter novidades”.
Com a união do prazer com o trabalho, entrega o que tem de melhor aos clientes e apreciadores de um bom churrasco. “É prazeroso ver alguém comer um espetinho e depois receber um elogio. Saber que você fez aquilo com dedicação, amor e carinho. É muito gratificante”.