domingo, abril 20, 2025
INICIALVariedadesEspecial Churrasqueiros: O Rei do Rolinho de Panceta!

Especial Churrasqueiros: O Rei do Rolinho de Panceta!

Por lazer ou ofício. Como quem faz ou como quem apenas consome. Não importa, somos de uma nação apaixonada por churrasco. Na quarta-feira, 30 de setembro, se comemorou no Brasil o Dia do Churrasqueiro. Uma data mais do que especial, que lembra aquela figura tão importante para muitas e muitas festas. O que seriam de todos sem alguém para cuidar da churrasqueira?! E como apreciar aquele espetinho ou lanche com toque especial que só um especialista é capaz de dar?

Quando o assunto é profissional na arte de “churrasquear”, muitos são os nomes de destaque aqui em Mogi Mirim. Entre eles está Carlos Alberto Manjaterra, mais conhecido como Cal. Apaixonado por churrasco e por cuidar do churrasco desde criança, sempre se encantou com a magia, tanto pelo sabor, como pelo ambiente.

“Me lembro que, ainda quando moleque, sob supervisão dos meus pais, já me aventurava na churrasqueira. Temperando, assando e fatiando a carne e, posteriormente, servindo aos convidados com uma enorme expectativa de aprovação”. É claro que o inevitável cheiro de fumaça ficava na pele. E quem disse que ele se incomodava com isso? Pelo contrário. A diversão veio acompanhada pelo reconhecimento pelo bom trabalho.

Não à toa, na juventude e início da vida adulta, começou a ser sempre o eleito, de forma unanime, em todos os churrascos que participava, como quem iria comandar a churrasqueira. “O pessoal gostava muito do meu churrasco e começou a me chamar e indicar organicamente para realizar todos os preparos envolvidos na realização de um excelente churrasco, seja em festas, eventos ou mesmo pequenas confraternizações de amigos e/ou familiares”.

Não havia mais volta. Começou a atuar profissionalmente já com 15 anos, em 1982. Com o tempo, passou a lidar com todas as demandas que se exige para fazer um churrasco completo. “Percebia que as pessoas em nenhum momento precisavam se preocupar com nada relacionado aos preparos do churrasco em si. Podendo se concentrar, única e exclusivamente, em desfrutar plenamente da companhia de amigos e familiares, e, claro, em saborear um churrasco completo e caprichosamente preparado”.

Cal gosta de dizer que a sua especialidade é proporcionar a experiência do churrasco como um todo. Mas, não há como negar. Há uma marca registrada. “O que mais faz sucesso, em todos os churrascos que realizo e também nos restaurante pelos quais passei é, disparado, o rolinho de panceta”. Foi a partir de Cal que esta iguaria extremamente suculenta virou febre na cidade.

O rolinho de panceta pode ser seu carro-chefe. Mas, há muito mais. “Acredito que um bom churrasqueiro deva ter um amplo leque de conhecimento em diferentes preparos”. Para Cal, não só o churrasco, como qualquer comida que é feita com amor e prazer tem aquele sabor a mais. Porém, há aqueles segredos que todo churrasqueiro que se preza precisa guardar. “É indispensável ter um bom tempero, assim como conhecimento e experiência nos preparos e, sobretudo, higiene, principalmente no preparo do churrasco que, geralmente, trata-se de um tipo de cozinha bem mais informal”.

Aliás, antes da pandemia causar uma mudança em vários cenários e esta área estar inserida nesta realidade, estava cada vez mais clara a expansão da procura por churrasqueiros não só para grandes eventos, como também para festas mais simples, com número restrito de convidados.

“Pessoas procurando um serviço completo de churrasco, que envolve desde a concepção de todo o cardápio, passando pelo preparo de acompanhamentos, chegando ao principal, mas não exclusiva, a meu ver, atribuição do churrasqueiro: o preparo das carnes sob o calor do carvão”.

Com uma mão de obra especializada dessas, o anfitrião não precisa se preocupar em nada com respeito aos preparos do que será servido aos convidados no churrasco. E foca apenas em usufruir do churrasco. “Acredito que as pessoas não querem mais esquentar a cabeça com todos os preparos que envolvem um churrasco, terceirizando assim o mesmo a uma mão de obra qualificada para tal. E, principalmente, por se tratar de um momento de incomparável e, sobretudo, pro brasileiro, sagrado, de lazer”.
Para seguir com o atendimento em alto nível, está em constante busca por conhecimento. “Além sempre ler matérias e textos em blogs especializados, obtendo, assim, um conhecimento mais técnico da coisa, também gosto de ver vídeos no YouTube com o fim de observar novas técnicas e formas de preparo que eventualmente coloco em prática”.

Ao reunir em uma mesma receita o dom para o ofício com uma pitada de paixão de infância, Cal entrega um churrasco feito com destreza e, acima de tudo, prazer. “Sou comovidamente convencido que só é possível se destacar e desempenhar o seu trabalho entregando aquele toque de algo a mais, acima da média, se você o faz de todo o coração”.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments