Muitas são as heranças que um pai pode deixar ao filho e demais descendentes. Dinheiro, propriedades em geral e até genes que definem condições clínicas. E há também um haver que, quando transmitido, gera uma nobreza incapaz de ser mensurada. É o dom para um ofício.
É o caso da família Gonçalves, responsável pela Ótica Real. Hoje com três unidades em Mogi Guaçu e duas em Mogi Mirim, a empresa começou através do suor do patriarca, Nelson Gonçalves, há 41 anos. Ele já carregava o conhecimento na área desde a infância, quando atuou na Ótica Rubi. O negócio próprio se tornou um dos bens repassados aos herdeiros.
Os filhos Michel e Márcio são responsáveis pelas lojas de Mogi Mirim, cidade que recebeu o estabelecimento há 39 anos. Por aqui, há uma Ótica Real situada na Rua José Bonifácio e outra na Rua Conde de Parnaíba. Elas possuem uma vasta linha de armações nacionais e importadas, lentes de contato e óculos de sol de várias marcas. Mas, sabem o que mais pode ser encontrado? Uma paixão em família, que tem como base o criador desta tradição.
“Meu pai é a nossa estrutura principal, o nosso alicerce. Ele é um verdadeiro patriarca mesmo e tudo o que somos devemos a ele”, contou Michel. Sobre o pai, brincou que confiam tanto que, se ele mandar que ambos pulem da ponte, eles pulam. Quando jovens, estudavam em um período e passavam o outro na ótica.
A ajuda no negócio da família virou paixão. Seguindo os passos do pai, que sempre se atualiza com cursos e feiras do segmento, se especializaram na área. “Ele sempre nos orienta a buscar mais e mais conhecimento. Além disso, aprendemos com ele a manter a ótica sempre em ordem, a atender o público com excelência. Aprendemos a amar esta profissão”.
Não é à toa que a linhagem se mantém interessada no assunto. Matheus, de 15 anos, filho de Michel e neto do seu Nelson, já está na trilha tradicional da família. “Ele já ajuda aqui na ótica e tem se mostrado interessado em cursar oftalmologia. Não dá para saber o que será do futuro, se seguirá mesmo no ramo, mas, só de vê-lo interessado, nos causa uma alegria muito grande”, comentou Michel.
Michel ainda tem outra filha, Laís, de 7 anos. Já Márcio é pai de Murilo, de 2 anos. A família só cresce, assim como o desejo de ampliar o conhecimento e, claro, o amor de todos pelo trabalho. Uma paixão real e que pode ser enxergada de várias formas.