Crédito das fotos: Adriano Polettini
Facebook.com/AdrianoPolettiniFotografiaVideo
Hoje a missão de comandar a GCM pertence a José Luiz da Silva, secretário de Segurança Pública desde 2017. Em uma listagem oficial apresentada pela corporação, ele é o 15º comandante diferente desde 1985, quando a Guarda era chefiada por Henoch Emydio Pereira. Para o chefe Luiz, é motivo de muito orgulho, sobretudo, por ter cumprido todas as etapas dentro da GCM.
“Eu fiz patrulhamento a pé, eu trabalhei como motorista, fui encarregado de viatura, de equipe, encarregado operacional, que hoje é como o subcomandante. Fui interinamente, o primeiro secretário quando o major Getúlio (Aparecido de Macedo) se afastou e fui comandante no Bombeiro também. Eu cumpri todas as etapas da Guarda, trabalhei em posto. Então, tenho a maior honra de ter cumprido todas as etapas e hoje estar como secretário. Quero ver essa Guarda Municipal progredir, crescer”.
Luizão, como é carinhosamente chamado por muita gente, se diz feliz por ser visto, por muitos, mais do que um chefe. Mas como um pai. Sabedor de que, um dia, não estará mais na função atual, espera que seus sucessores sigam com o trabalho de evolução. O secretário de Segurança Pública destacou ainda a presença de guardas municipais em diversas atividades dentro da cidade.
“Nós, guardas, não fazemos ideia da força que temos. Hoje, a Secretaria de Segurança é ocupada por um gcm. Na Câmara Municipal temos um guarda, que é, inclusive, presidente e nos ajuda muito. Temos gente no comando do Sindicato dos Servidores, no Conselho Tutelar, na Delegacia de Polícia”, destacou. Para o comandante da Guarda, não há dúvida. Em quase 60 anos, os guardas civis integram uma família que trabalha para cuidar de todas as famílias.