As desventuras de Maria pela noite e pelo dia. Esse é o nome do espetáculo estreado pela Instituição de Incentivo a Criança e ao Adolescente, o ICA, de Mogi Mirim, na quinta-feira e que segue em cartaz até a noite de hoje. O espetáculo será realizado a partir das 19h30 e qualquer pessoa pode participar do evento que mescla teatro, circo, dança e música. A entrada é gratuita.
O espetáculo tem direção artística de Suellen Carvalho, que há três anos atua no ICA, e conta com a participação de cerca de 40 jovens que participam da instituição. As desventuras de Maria pela noite e pelo dia conta a história de uma menina que passa por diversos conflitos, assim como qualquer pessoa. Por isso, todo o roteiro, pensado e elaborado desde o início do ano, conta com inspiração das histórias de vida dos jovens.
“Criei o roteiro, mas antes fizemos um processo de receber histórias dos educandos e a partir daí fomos criando e agregando itens da cultura nordestina, como o cordel. A cada dois anos o ICA realiza um grande espetáculo”, explicou a diretora.
O espetáculo mescla todos os tipos de artes trabalhados na instituição com os jovens e a diretora artística, além de utilizar suas potências, aproveitou para incentivar os alunos a fazerem atividades que os colocassem em confronto com suas especialidades. Afinal, a vida nem sempre conta somente com os caminhos que gostamos, é preciso testar, experimentar, aprender que existem novas oportunidades!
Marcus Vinicius Marcelino Domingues têm 13 anos e há 5 frequenta a Instituição. No espetáculo ele representa o personagem Diabo, que é uma novidade para ele. “Sempre gostei de fazer palhaço e fazer as pessoas rirem. Mas foi bom porque foi a primeira vez que trabalhei mais com o corpo (expressão corporal) e um vilão sempre é da hora”, disse ele.
Mychael Oliveira do Nascimento de 12 anos interpreta um palhaço e contou que também tem paixão por arrancar gargalhada das pessoas. No entanto, nem tudo foi fácil porque sua atuação contou com uma novidade: ele precisava cantar! “Tudo foi fácil, menos cantar. Tem um amigo que canta muito bem e me ajudou e as aulas também”, explicou o aluno, que há quatro anos frequenta o espaço.
O dia a dia no ICA possibilita aos jovens a experimentação. Eles não ficam focados somente em um tipo de arte, apesar de terem suas preferências. É por meio do contato com as múltiplas expressões que os jovens se desenvolvem e aprendem a olhar o mundo de outra forma, em que as oportunidades parecem brilhar. As artes possibilitam que desenvolvam outras habilidades e melhorem seu próprio cotidiano.
“Eu já tinha feito um pouquinho de teatro, mas bem mais simples. Já tive oportunidade só de falar, mas nunca tinha trabalhado corpo (expressão corporal). Eu sou de falar muito baixo e agora estou conseguindo me expressar muito melhor”, disse a aluna Bianca Silva Henrique, de 11 anos, e que também frequenta o ICA há 4. Na peça, Bianca é Maria.
Além dos jovens participarem do espetáculo, muitos pais também atuam, mesmo que fora, ou no caso, atrás do palco. Patrícia Regina Gonzaga Feliciano é mãe de Vitor Gonzaga, de 13 anos, e que frequenta o ICA há um ano. Estar ao lado do filho é uma das motivações de Patrícia em ajudar tanto a arrumar o cabelo como fazer a maquiagem das crianças e organizar suas roupas. Para ela, estar no ICA é ver de perto o poder transformador que tem a instituição. “Adoro participar e principalmente ficar perto do meu filho. Costumo dizer que se tivesse um ICA em cada cidade não teria tanta violência”, disse.
Oportunidade de sonhar
Há um ano no ICA, Vitor Gonzaga, de 13 anos, disse que antes de estar na Instituição era como se não houvesse cor em seus dias. Estar em contato com as artes lhe garantiu novas formas de enxergar o mundo. “A parte artística do ICA é a melhor. Você sai com outros pensamentos. Antes do ICA eu via o mundo sem cor, sem graça. Agora com o ICA tudo é colorido na minha vida”, finalizou.
Serviço
As desventuras de Maria pela noite e pelo dia
Data: hoje
Horário: 19h30
Local: sede do ICA
Endereço: Avenida Brasília, n° 350, Loteamento Nova Mogi, Mogi Mirim.
Entrada: gratuita