Amanhã, a partir das 20h, o Centro Cultural de Mogi Mirim, recebe o grupo Rádio Sucata para a apresentação do espetáculo Reafricanizando o Brasil, musical que inclui também poesia e movimentação cênica. A entrada no evento custa R$ 5.
“É um espetáculo musical que faz uma releitura do processo do ‘descobrimento’ do Brasil a partir das manifestações culturais que surgiram da miscigenação do negro, do indígena e dos europeus e a importância destes encontros para a formação da identidade brasileira”, destacou a Rádio Sucata por meio de nota.
Considerada pelo grupo como uma aula/espetáculo, durante o evento, o público irá conferir interpretação de textos-poemas e nove músicas autorais. “O objetivo é informar de maneira lúdica aspectos históricos, sociológicos e filosóficos pertinentes para a compreensão da influência africana e indígena na cultura nacional da atualidade. As músicas são composições baseadas, principalmente, em manifestações africanas e afro-brasileiras, como o kakilambé, batuque, maracatu, o jongo, a capoeira, o samba, o ijexá, o bumba meu boi e o coco”, destacou.
De acordo com a Rádio Sucata, o objetivo é proporcionar novas formas de pensamento ao público, tanto em relação à cultura do País, como ampliar o conhecimento das pessoas sobre os ritmos, a história, dança e instrumentos musicais.
“A condução do espetáculo é feita, principalmente, por meio da música. Entre as músicas, os artistas utilizam a linguagem cênica para declamar poesias que contextualizam a influência de diversos povos, principalmente dos africanos, para formação da identidade cultural brasileira”, informou.
As peças musicais que fazem parte do espetáculo foram compostas pelo percussionista, luthier, declamador e compositor Paulo Salmaci, com exceção da peça chamada Tu Sucata, que é do também percussionista, Diogo Gomes. Os textos do espetáculo foram produzidos por Ricardo Arantes, graduado em Letras e que é poeta. Já as pesquisas sobre a influência africana no Brasil foram realizadas por Carolina Desoti Fernandes, que tem graduação em Filosofia pela Puc, de Campinas, e é a produtora do Reafricanizando. Também participam do espetáculo como percussionistas, Iggor Crecci e Rodrigo Goi.
Sobre a Rádio Sucata
É um grupo de Mogi Mirim que reúne artistas que fazem diversos tipos de arte por meio de instrumentos musicais e adereços cênicos desenvolvidos com materiais de descarte. A proposta do grupo é a integração da música, do teatro, da dança, a preservação do patrimônio imaterial e do meio ambiente.