Uma pirueta, duas piruetas… Bravo, bravo!
Os espetáculos apresentados pelo Projeto ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim) atraíram a atenção e encantaram mais de 10 mil pessoas em 2019.
São apresentações circenses, de dança, de música, de teatro, além de palestras e cursos ministrados a fim de inspirar e acolher crianças e jovens com oportunidades artísticas, esportivas e humanas, para serem protagonistas em suas comunidades, como prevê a missão dessa instituição tão querida na cidade.
Entre os principais eventos está o Ikigai (razão de viver, em japonês), um espetáculo lúdico e simbólico que traz uma reflexão sobre o sentido da vida, tendo como pano de fundo o universo infantil dos brinquedos, que é realizado pelos participantes do Projeto Trupe Sofia.
O Projeto ICA recebeu em 2019 o grupo LosCircoLos, que é um grupo de Campinas que traz arte, carisma e muita diversão. E apresentou também o show do Tiquequê, um grupo voltado para o público infantil que canta, dança, narra histórias e se diverte junto com os pequenos e, claro, encanta a todos.
Também teve workshops e cursos na área da cultura, reunião de grupo de escritores da cidade e diversas exposições de trabalhos de artistas locais na sua sede à Avenida Brasília, Loteamento Nova Mogi, e em outros seis pontos onde realiza os trabalhos sociais com mais de 650 alunos.
“O ICA é um espaço de democratização cultural gratuito e aberto a todos, especialmente às pessoas em vulnerabilidade social. Nossas ações culturais são reflexos do trabalho social. É a transformação pela arte”, disse o analista de comunicação Danilo Silva Alberti.