sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosEsporte para Todos

Esporte para Todos

Sabemos que o esporte tem repercussões positivas na saúde física e mental dos indivíduos, além de representar um dos elementos de proteção e de promoção social, principalmente na adolescência, fase onde os jovens estão mais vulneráveis a influencias nocivas, como o uso de drogas e a predisposição de vivenciar situações de violência. Dados extra-oficiais apontam que Mogi Mirim é a cidade da região que apresenta maior índice de violência nos jovens a partir de 13 nos.

Para uma boa formação esportiva, é necessário começar cedo. Os fundamentos do esporte podem e devem ser ensinados a partir dos 7 anos, antes até, levando em consideração idade e capacidade das crianças, através de atividades recreativas que trabalham coordenação motora, aprendizado de tempo e espaço, desenvolvimento da lateralidade, força e diferenciação muscular, além de outras capacidades correlatas. Tais fundamentos tornam o aprendizado de qualquer esporte mais rápido e eficiente, na hora mais indicada a cada um deles.

As mudanças necessárias no esporte de nossa cidade passam por um comprometimento de todos os envolvidos: família, escolas, comunidade e, principalmente do poder público, responsável maior pelo bem comum.

Quanto ao poder público, seria desejável o aumento da verba específica para o esporte, e uma união das Secretarias de Educação, Cultura e Esportes, estabelecendo projetos comuns e complementares de curto, médio e longo prazos. A infra-estrutura material é necessária, devendo ser construídos Centros Poliesportivos em cada região, além de profissionais contratados para viabilizar estes projetos. Em qualquer esporte, é necessário estímulo, ensino e orientação. E é extremamente positivo dar à criança e ao jovem a vivência de várias modalidades, para desenvolver suas potencialidades e lhes possibilitar escolhas com maior sentido pessoal.

Algumas parcerias que já existem na cidade poderiam ser enriquecidas. Com estímulo e trabalho precoces, muitos atletas de nível poderiam ser descobertos e desenvolvidos, trazendo mais possibilidades de patrocínios. Também parcerias com empresas, instituições, governos estadual e federal, poderiam ser buscadas e realizadas. Projetos bem fundamentados tendem a ser cada vez mais valorizados e estimulados, inclusive com verbas e patrocínio. Temos vários exemplos disto; aqui mesmo podemos ver o brilhante trabalho do maestro Carlos Lima voltado à música; em Jaguariúna, o Atleta do Futuro; e outros mais.

Temos atletas mogimirianos de alto nível e reconhecimento em várias modalidades, dentre os quais podemos citar o próprio Dirceu Paulino, secretário de Esportes, Ivan Albano, Mirlene Picin, Felipe Manara e Conrado Lino. Em sua maioria, fora alguns apoios recebidos durante a formação e nas competições de que participam, são frutos da fé, do amor e da perseverança pessoais na busca de seus objetivos. Eles também podem nos dizer como tornar a tarefa de fazer atletas mais profícua e menos sacrificada.

Afinal, o esporte tem uma impressionante magia para fascinar e direcionar positivamente as pessoas. Melhorando os estímulos e as condições físicas e humanas para seu desenvolvimento, podemos acender a chama de futuros campeões.

Henrique Peres Stort

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments