A programação do Carnaval em Mogi Mirim, que terá início no sábado e se estenderá até terça-feira em uma área ao lado do Espaço Cidadão, localizado à Avenida Adib Chaib, no Centro, terá um forte esquema de segurança ao longo dos dias de folia. Serão 80 homens dentro do recinto, 50 da Guarda Civil Municipal e mais 30 de uma empresa particular de segurança. Além disso, o esquema poderá contar com homens da Polícia Militar, que devem atuar na área externa e no entorno do Espaço Cidadão. Assim como em 2013, a segurança é tratada como prioridade nesta edição, tudo para garantir a tranquilidade dos foliões. A expectativa é de que cinco mil pessoas passem pelos bailes noturnos, enquanto 3,5 mil nas matinês.
Os números foram divulgados pelo secretário interino de Cultura e Turismo, Francisco Roberto Scarabel Junior. Segundo ele, uma reunião com o comando da Polícia Militar deve selar a participação da corporação no esquema de segurança. A ideia é que a guarda Municipal também circule no lado externo, por meio de viaturas.
O esquema terá ainda auxílio do canil da Guarda. “Estamos nos reforçando três vezes mais do que o normal, tanto para os bailes como para as matinês, entre homens da Guarda e canil”, sintetizou o secretário de Segurança Pública, Paulo Henrique D’ Oliveira Machado.
Ela afirma que o esquema de segurança no restante da cidade não será prejudicado e que o patrulhamento para os dias de Carnaval contará com escala extra da corporação. A perspectiva é de que a programação seja marcada pelo baixo número de ocorrências, assim como no ano passado.
Estrutura
Scarabel Junior afirmou que a estrutura no Espaço Cidadão, montada a partir de hoje, será um pouco mais incrementada em relação ao ano passado. Todo o recinto será fechado, e contará com um palco, onde se apresentarão as bandas Arena Universitária e Café com Leite, além de 14 barracas de comida e bebida, divididas entre entidades assistenciais e vendedores ambulantes. “A estrutura será um pouco mais encorpada, aconchegante e maior no sentido das bandas”, disse Scarabel.
Ele revelou que a ideia é fazer com que o público de Mogi não procure outra programação em cidades da região. “A intenção é que a população deixe de sair da cidade e vá ao Carnaval daqui. Devemos receber pessoas de Mogi Guaçu e Itapira”, completando que o nível da programação é considerado atraente. “Na parte artística o nível é intermediário, queremos agradar todos os tipos de público”.
Passarela
Além das bandas, a Escola de Acadêmicos da Zona Leste irá se apresentar no sábado e na segunda-feira, a partir das 20h. Uma passarela do samba será montada em frente à Estação Educação para a passagem de 150 componentes, com direito a alas, bateria e um carro alegórico. “A escola vai passar na passarela e entrar no meio do povo, que será separado por grades. Queremos que sintam a emoção de um desfile”, finalizou.
A programação
Sábado
Corso Carnavalesco
10h Concentração na Estação Educação
Rua Governador Pedro de Toledo s/nº, Centro
Bailes de Carnaval
Sábado a terça-feira
20h às 2h – Espaço Cidadão
Entrada Franca
Atrações: Bandas Café com Leite e Arena Universitária
Praça de alimentação
Matinês
Domingo e terça-feira
15h às 18h – Espaço Cidadão – Banda Café com Leite
Sábado e segunda-feira
20h – Apresentação da Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste