A Feira Noturna de Mogi Mirim celebra 10 anos de criação na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, mas a comemoração de uma década de sucesso acontece na feira desta quarta-feira , 15, com direito a parabéns e um ‘esquenta’ de Carnaval. Dentro do projeto ‘Música na Feira’, quem estará se apresentando é o Samba Fam, que fará um ensaio aberto a partir das 19h30. O Sambafam, aliás, será uma das atrações do Domingo no Samba Especial de Carnaval, que acontece domingo (19), a partir das 13h00, na Praça 250 Anos, dentro da programação do Carnaval elaborado pela Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura, a Feira Noturna de Mogi Mirim foi criada no dia 20 de fevereiro de 2013. Com um formato inovador, unindo os tradicionais produtos encontrados numa feira tradicional, como os hortifrutis, a uma gastronomia variada, e com a inclusão posterior da Feira de Artesanato, a iniciativa mogimiriana virou referência e hoje a maioria das cidades da Baixa Mogiana conta com sua Feira Noturna. E mais: deu origem à Feira Noturna do Tucura, em funcionamento desde dezembro do ano passado.
“A nossa Feira Noturna se tornou um sucesso pela maior oportunidade de trabalho para os feirantes e ambulantes da cidade e por oferecer um momento de lazer e de entretenimento diferenciado para a população. E, por que não, dizer que se tornou uma atração turística, já que temos muitos visitantes de fora”, disse o secretário municipal de Agricultura, Oberdan Quaglio Alves.
Durante esses 10 anos, a feira passou por várias mudanças, todas elas visando torná-la mais atrativa e melhorando o trabalho dos feirantes. Oberdan lembra que, quando assumiu a pasta, no início de 2021, encontrou uma fila de espera para participação na feira com mais de 500 inscrições. “Mudamos esse modelo para atender especificamente a operação que estava com vaga disponível”, comentou.
Nesse sentido, sempre quando há abertura de uma vaga, a Prefeitura abre um edital de inscrição e faz sorteio se houver necessidade. “Damos oportunidades a todos”, ressaltou. Atualmente, a Feira Noturna conta com 42 feirantes. E há projeto para ampliação. “Quando o Terminal Rodoviário estiver pronto, teremos um fluxo maior de pessoas circulando pelo Centro. Vamos ampliar as vagas, a ideia é chegar a 60 feirantes”, disse.
Cultura
Além da gama de produtos oferecidos pelos feirantes, o público ainda pode encontrar opções culturais como atrativos da Feira Noturna. Há dois anos, foi implantado o projeto ‘Música na Feira’, numa parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Agricultura.
“Foi um dos nossos primeiros projetos implantados. Nossa intenção, enquanto ação de governo, é estar onde as pessoas estão, levar cultura até as pessoas. Criar um ambiente de cultura a partir de uma boa música. Tem muita alegria nessa parceria, trabalhar com o pessoal da Secretaria de Agricultura e com os feirantes. E ainda tem a feira de artesanato que a Feira Noturna abraçou. Com certeza, uma parceria de sucesso”, destacou o secretário de Cultura, Luiz Dalbo.