Após visita de representantes do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) à sede da Defesa Civil de Mogi Mirim, a cidade está prestes a receber sua primeira estação meteorológica automática. O aparelho avaliado em aproximadamente U$20mil apresenta um conjunto de sensores que servirão como medidores dos parâmetros meteorológicos do município.
A partir da instalação do equipamento, a direção, temperatura e umidade relativa do ar, velocidade do vento, radiação solar além da quantidade de chuva poderão ser medidas de forma precisa e poderão ser conferidas on line.
O processo para a conquista desse equipamento acontece há um ano, e de acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Elaine Navarro, a estação carece de necessidades específicas para seu funcionamento. “Para que possamos ter um resultado mais preciso esse equipamento necessariamente deve ser instalado em um local onde não haja interferências, por isso junto ao gerente de Obras Marcus Teles, apresentamos a equipe a um espaço que julgamos ideal”.
O local escolhido pela equipe da secretaria de Obras e da Defesa Civil é um lote da prefeitura localizada no Bairro Saúde, próximo à área do antigo aeroclube. Além de Mogi Mirim, outras cidades da região, tais como Mogi Guaçu, Itapira e Holambra também receberão o equipamento.