A estética é uma área da filosofia e a sua etimologia vem do grego “aisthésis”, que significa experiência e sensibilidade; o conhecimento do belo, do sentimento, da sensação e percepção. É, portanto, um ramo filosófico que se dedica a estudar e investigar a essência da beleza, das manifestações da natureza e da harmonia entre saúde, mente e corpo.
Esqueça o conceito que a estética é apenas algo do corpo físico e da vaidade humana e sim algo voltado ao bem-estar e felicidade real. Tudo aquilo que faz você se libertar das prisões emocionais, do qual impossibilitam de viver uma vida próspera e serena com seus próprios pensamentos.
Falando um pouco do porquê as pessoas nos traem, seja afetivamente, pessoalmente e inclusive profissionalmente. A ‘Estética da Mente’ nos mostra que estes rompimentos do compromisso existente entre duas pessoas acontece, no início, muitas vezes de forma sincera e sem intenção de prejudicar.
No entanto, as pessoas manifestam para fora o que está transbordando dentro de si e se ela estiver agindo de forma que não é ela, ou seja, apenas para agradar e conquistar, uma hora a verdade vem à tona.
Isso ocorre por vários motivos e um deles é a falta de a pessoa querer tudo do jeito dela e por falta de saber dividir e ter a empatia, motivada por um desejo de conquista egoísta, de inovar do seu jeito ou até da tentativa de manipulação para se prevalecer na relação a faz agir assim. Ou seja, está tudo bem, pois é o jeito dela e ponto.
O mais importante é sabermos identificar isso o quanto antes, aprender a ouvir as pessoas e deixar de querer de ver as pessoas como gostaríamos que ela fosse e sim como ela realmente é. Desta forma, o ideal é se afastar o quanto antes, assim as feridas já existentes pela descoberta serão pequenas e mais fáceis de curar. É melhor isso ao invés de querer tentar mudar a pessoa e com isso ir aumentando cada vez mais seu sofrimento, pois as pessoas não mudam. Podem até melhorar, sim, mas a essência, jamais será alterada. Triste ler isso, eu sei, mas é a realidade.
A melhor forma de você conseguir identificar e saber quando sair de um relacionamento abusivo é você se fortalecer do indivíduo que você é, se conhecer e principalmente acreditar que você é capaz de tudo na sua vida mesmo sozinho.
Cerque-se também de pessoas que querem o seu bem e que o ajude a crescer, pois jamais esqueça: se alguém está ficando triste com sua evolução e sente inveja, essa pessoa não serve para você. Amigos são seres que se alegram e que estão com você sempre, principalmente nas suas alegrias e vitórias.