A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) apresentou, oficialmente, nesta terça-feira, 19, a análise socioespacial realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) no município.
Nela, a universidade faz uma verdadeira radiografia da cidade e sinaliza suas vocações, bem como os pontos em potencial a serem trabalhados.
Na ocasião, a Acimm reuniu autoridades e representantes de diversas entidades para conhecerem de perto o resultado do relatório. O estudo possui 540 páginas e ficará à disposição para pesquisas futuras.
O professor José Gilberto de Souza, da Unesp, foi quem coordenou todo o levantamento em Mogi Mirim. O material, com riqueza de detalhes, com ações projetadas a partir da análise do cenário atual da realidade do município e da região que o compreende, foi retratado de forma fiel.
Todo levantamento foi custeado pela Acimm, com vistas ao desenvolvimento ordenado e consciente do comércio, da indústria e do turismo, além de outros setores.
O trabalho, que envolveu diversos profissionais, traz um apanhado histórico da cidade, passando por uma análise regional específica e também integrada, a partir do comportamento das atividades econômicas, e foi apresentado considerando-se a polarização de Campinas, a cidade equivalente.
O relatório ainda aborda questões relativas à Agricultura, Saúde, Turismo e Desenvolvimento, bem como Administração e Utilidade Pública, estrutura demográfica e indicadores econômicos e socioeconômicos de Mogi Mirim.
“Para que tenhamos uma cidade forte, é preciso que cada um colabore com aquilo que pode. Acho que nós, da Acimm, fizemos a nossa parte para nortear nossos futuros passos”, disse presidente da Associação, José Luiz Ferreira.
A capa do relatório é ilustrada por uma foto do jornalista Nelson Victal do Prado Júnior, colunista de O POPULAR. (Da Redação)