No último dia 19, foram realizadas as finais da modalidade de voleibol da fase municipal do Programa Atleta na Escola, no Ginásio da Fatec “Arthur de Azevedo”. As escolas vencedoras foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.
A competição é fruto da adesão do município ao Programa Atleta na Escola, do governo federal. A Secretaria de Educação alcançou o recurso de R$ 17 mil para viabilizar os jogos. Ao aderir ao programa, a Prefeitura Municipal incentiva a prática esportiva, democratiza o acesso dos jovens ao esporte e promove a integração entre os estudantes das escolas municipais.
A fase municipal foi organizada pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, que viabilizou as medalhas para a premiação.
Participaram 140 alunos das EMEBs “Jorge Bertolaso Stella”, “Humberto Brasi”, “Adib Chaib” e “Francisco Piccolomini”. A escola “Bertolaso Stella”, que fica no Parque do Estado, alcançou o melhor resultado, conquistando o primeiro lugar em três das quatro categorias (feminino 12 a 14 anos e 15 a 17 anos; e masculino 15 a 17 anos). A EMEB “Francisco Piccolomini” também conquistou ouro, na categoria masculina 12 a 14 anos.
Em outubro, acontece a etapa de atletismo, no Ginásio do Furno, em Mogi Guaçu. Participam alunos de 12 a 17 anos de 12 escolas municipais, nas provas de pista 60, 75 e 100 metros, e nas provas de campo de salto em distância e de arremesso de peso. Os competidores serão divididos por gênero e faixas etárias. Serão premiados os três melhores resultados de cada prova e gênero.
Competem na etapa atletismo as EMEBs Prefeito Adib Chaib, Prof. Alfredo Bérgamo, Profª Altair Rosa Corsi Costa, Prof. Bráulio José Valentim, Profª Cleusa Marilene Vieira de Mello, Dona Sinhazinha, Francisco Piccolomini, Prof. Dr. Geraldo Philomeno, Profª Helena dos Santos Alves, Prof. Humberto Brasi, Prof. Jorge Bertolaso Stella e Profª Maria Nilsen Oliveira Leite.
A primeira fase do Atleta na Escola consistiu na realização de campeonatos internos de voleibol e provas de atletismo nas unidades de ensino. Os melhores resultados foram classificados para a etapa municipal. Cada escola participante recebeu R$ 1 mil por modalidade para a compra de materiais esportivos e pagamento de arbitragem.
Para o próximo ano, a ideia é repetir a adesão ao programa na tentativa de inscrever as escolas vencedoras na fase estadual, que são seletivas para os Jogos Escolares da Juventude, a etapa nacional, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O Programa Atleta na Escola é uma parceria entre o governo federal, os estados, municípios, as escolas públicas, o Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol.
Classificação
Categoria: 12-14 anos Feminino
1º lugar: EMEB Jorge Bertolaso Stella
2º lugar: EMEB Humberto Brasi
3º lugar: EMEB Adib Chaib
Categoria: 12-14 anos Masculino
1º lugar: EMEB Francisco Piccolomini
2º lugar: EMEB Jorge Bertolaso Stella
3º lugar: EMEB Humberto Brasi
4º lugar: EMEB Adib Chaib
Categoria: 15-17 anos Feminino
1º lugar: EMEB Jorge Bertolaso Stella
2º lugar: EMEB Humberto Brasi
Categoria: 15-17 anos Masculino
1º lugar: EMEB Jorge Bertolaso Stella
2º lugar: EMEB Francisco Piccolomini
3º lugar: EMEB Humberto Brasi