A solenidade que marcou oficialmente a passagem de comando do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) e a inauguração de retrato na galeria dos eternos comandantes do Batalhão Tobias de Aguiar foi realizada na tarde do último dia 4, na sede do batalhão, na Luz, no Centro da capital paulista.

Desde o final de maio, o tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, que ocupava o posto de major no 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), assumiu o lugar do coronel Fernando Alencar de Medeiros, no comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
O presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim, Jorge Setoguchi (PSD), as vereadoras Maria Helena Scudeler de Barros (PSB), Sônia Rodrigues (PP), investigadora da Polícia Civil, e autoridades de Mogi Guaçu estiveram presentes no evento. O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e o comandante-geral da Polícia Militar (PM), o coronel Nivaldo César Restivo, também participaram da cerimônia.
O convite para que Mello Araújo assumisse o cargo partiu do coronel Restivo. O comandante-geral da PM agradeceu ao coronel Medeiros pelo trabalho e afirmou não ter dúvidas de que o tenente-coronel tem a capacidade necessária para manter o batalhão Tobias de Aguiar no patamar mais alto da Polícia Militar e da população da São Paulo. O secretário parabenizou Mello Araújo e desejou sucesso na nova empreitada.
Novo comandante: perfil do tenente-coronel Mello

Natural de São Paulo, o tenente-coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, de 46 anos, ingressou na PM em 2 de fevereiro de 1987. Ele é a terceira geração de policiais militares na família. Ao longo de sua trajetória, atuou como comandante interino e subcomandante do 26º Batalhão, localizado em Mogi Guaçu.
Entre outras funções, ainda foi comandante de pelotão da Rota e do Choque. Dentro da corporação, o tenente-coronel formou-se como instrutor de Educação Física e ainda concluiu os cursos de Patrulhamento Tático e de Segurança Física de Dignitários. Fora da PM, cursou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
Entre as principais condecorações, o novo comandante foi agraciado com láureas do Mérito Pessoal, do 5º ao 1º grau, e com as medalhas Cruz de Sangue (grau bronze), Centenário do Batalhão “Tobias de Aguiar” e do Cinquentenário do Canil. Na cerimônia, Mello Araújo reafirmou o compromisso de fazer o bom combate. “(…) de fazer o que bom policial gosta de fazer: tirar criminosos da rua, buscando sempre a excelência no policiamento”, discursou o novo comandante.
Tropa de choque atua na capital e Grande São Paulo
Criado em 1º de dezembro de 1891, o batalhão é subordinado ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e possui quatro companhias – as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). A tropa de choque atua na capital, na Grande São Paulo e também é destacada para atuar no interior do Estado, em operações especiais e em temporadas.
O efetivo dos pelotões é treinado, diariamente, com aulas teóricas e práticas. Nessas formações, os policiais praticam técnicas de abordagens e de busca pessoal, e de atuação em ocorrências com reféns, entradas táticas em locais perigosos, entre outros. (Com informações da Secretaria da Segurança Pública)
