sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoEvento sobre direitos das mulheres ocorre hoje em Mogi Guaçu

Evento sobre direitos das mulheres ocorre hoje em Mogi Guaçu

Um evento que visa tratar sobre a situação da mulher na sociedade atual será realizado hoje na Praça Duque de Caxias, que fica no Centro de Mogi Guaçu. O evento é organizado e idealizado pelo Coletivo Educacional de Mulheres Maria Lacerda de Moura, que surgiu no final do último ano na cidade ao lado, mas já conta com participantes de Mogi Mirim. Durante o evento, que será finalizado por volta de 17h, haverá exibição de filme, rodas de conversa com vários temas, sarau, piquenique coletivo, teatro, exposição e também música. O evento marca o lançamento oficial do Coletivo e lembra o Dia 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres.

“Por isso o nome do evento ser O Marco da Conquista pelos Direitos das Mulheres. Neste evento, vamos lembrar o início da comemoração do dia oito de março, que começou com lutas e massacres de muitas mulheres que buscavam seus direitos em uma sociedade patriarcal, mas vamos falar também de literatura, sobre as lutas atuais, teremos espaço para debates em torno de variados temas, música, arte, um espaço com informações sobre a saúde da mulher e até uma encenação para que o público conheça mais sobre a patronesse do Coletivo, que é a educadora Maria Lacerda de Moura”, destacou Samantha Lodi, integrante do Coletivo.

Maria Lacerda de Moura foi escolhida como patronesse do Coletivo por ter sido uma educadora que protagonizou a luta feminista no início do século XX e representar claramente uma das vertentes do grupo. Maria Lacerda acreditava que era somente por meio da educação e do acesso à informação que a mulher de fato poderia se emancipar.

O acesso à informação é somente um dos pilares que gere as atividades do Coletivo. No entanto há outras, como: o fim da discriminação contra a mulher, igualdade entre salarial para homens e mulheres, amplo acesso à creche e a saúde pública, fim de qualquer violência contra o corpo da mulher: violência obstetrícia, sexual e doméstica e instrução das mulheres.

“A ideia do Coletivo já envolvia algumas mulheres de Mogi Guaçu e de Mogi Mirim que conviviam diariamente com os preconceitos que ainda existem em torno da mulher. No cotidiano, notávamos que até algumas mulheres acabam não conhecendo seus direitos e repetindo a postura de depreciação da própria mulher. Então, o Coletivo Educacional vem para suprir a necessidade de levar informação, ser um ponto de apoio, e ainda guardar e exigir a ampliação dos direitos”, ressaltou a integrante.

Além do evento que será realizado neste sábado, o grupo realiza mensalmente outras atividades, como eventos, debates, etc.

“O Coletivo se inicia agora, mas precisa da participação de outras mulheres para que possa ampliar a luta porque essa luta é de todas”, finalizou.

 

BOX

Programação

10h – Abertura do Evento (área externa);

10h20 – Exibição do Curta “Acorda Raimundo, Acorda” e “Vamos fazer um escândalo de Jout Jout”;

11h30 – Oficina de Cartazes/Sarau/Piquenique Coletivo.

13h30 – Mesas com os temas:

– Mulheres e a Terra (Maria Ileide, do grupo Marias da Terra);

– Mulher na Literatura (Larissa Bernardi);

– Mulher e Revolução (Samantha Lodi);

– Mulheres Negras (Luana Raquel Silva e Jennifer Prado);

15h30 – Encenação “Maria Lacerda de Moura” (Jussara Freitas);

16h – Show Musical com Shaay Bueno.

No local será arrecadado produtos de higiene que depois será encaminhado ao Centro de Apoio à Criança, o CAC. Vale levar: desodorante, repelente, sabão em pó, fraldas tamanho M e G e inseticidas.

 

Mais informações

Para saber mais sobre o Coletivo e o evento, acesse a página no Facebook: Coletivo Educacional de Mulheres Maria Lacerda de Moura

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments