sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueEx-governador, Alckmin busca alianças para eleições ao Governo do Estado

Ex-governador, Alckmin busca alianças para eleições ao Governo do Estado

Decidido a concorrer ao Governo de São Paulo em 2022, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) busca não apenas um novo partido, mas uma coligação – e para isso ampliou as reuniões políticas nas últimas semanas. Entre quem acompanha sua agenda política, a percepção é a de que o ex-governador não vê espaço no partido após o governador João Doria (PSDB) lançar candidatura do seu vice, Rodrigo Garcia (PSDB), à sua sucessão. O ex-governador aparece com destaque em pesquisas de intenção de voto e é disputado por diversos partidos. Garcia, por sua vez, ocupa as últimas posições nas sondagens eleitorais. O ex-governador gostaria de evitar legendas que apoiem Jair Bolsonaro (sem partido) ou Lula (PT) no primeiro turno.

Revisão do INSS
começa em agosto

Cerca de 170 mil segurados da Previdência Social que recebem benefícios por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – devem ficar atentos para agendar nova perícia médica. Os prazos para fazer o agendamento começam a expirar em agosto. Quem não tomar a providência corre o risco de ter o pagamento suspenso. Desde 30 de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar cartas para segurados que não realizam perícia médica há mais de seis meses. Quem recebe a convocação tem 30 dias, a contar da data de recebimento notificada pelos Correios, para agendar o procedimento. O INSS alerta que as convocações são feitas somente pelos Correios, e que o segurado deve sempre manter seu endereço atualizado.

Ciro Nogueira
na Casa Civil

Após reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, nesta semana, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) confirmou que será o novo chefe da Casa Civil. Considerada o coração do governo, a Casa Civil é uma pasta estratégica para a articulação política do Palácio do Planalto e é responsável pela coordenação entre os ministérios. A pasta atualmente é comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos. O atual ministro da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni, será o titular do novo Ministério do Trabalho e Ramos deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência. Ciro Nogueira é um dos principais líderes do chamado Centrão e reconhecido como aliado do governo no Senado Federal. Quem assume a vaga de Ciro no Senado é sua mãe, Eliane Lima (PP).

‘Se for condenado,
afasto do governo’

O presidente Jair Bolsonaro disse também nesta semana que, caso o senador Ciro Nogueira seja julgado e condenado em qualquer uma das ações em que é réu, será afastado do governo. Entre as denúncias, Nogueira é réu no caso do Quadrilhão do PP, aceito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019 e investigado pela PF em outros supostos envolvimentos em esquemas de propina. À rádio Arapuan, da Paraíba, Bolsonaro reforçou que se ele for afastar do seu convívio os parlamentares que são réus ou que têm inquéritos abertos, perderia quase metade do Parlamento. “Tenho que governar com quem o povo mandou para cá. Acho que todos nós só somos culpados depois da sentença transitada em julgado”, disse.

Doria ‘aposta’ em
Lula no 2° turno

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aposta que não haverá segundo turno para o presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2022. Para o tucano, a eleição será entre Lula (PT) e um candidato da chamada terceira via, indefinida até o momento, apenas no campo das especulações. “A meu ver, a cada dia que passa o presidente Bolsonaro perde um degrau na escada que poderia conduzi-lo ao 2º turno”, disse Doria em entrevista ao jornal Valor Econômico. O governador avalia que o ex-presidente Lula “mantém-se equilibrado e numa linha de estabilidade” que poderá levá-lo ao segundo turno com outro candidato que não Bolsonaro, classificado pelo tucano como um presidente que “não é normal”.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments