sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueEx-governador Geraldo Alckmin é indiciado por lavagem de dinheiro

Ex-governador Geraldo Alckmin é indiciado por lavagem de dinheiro

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi indiciado pela operação Lava Jato da Polícia Federal, no dia 16, pela suspeita de três crimes: lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e corrupção passiva. O indiciamento aconteceu no inquérito da Lava Jato que investigava, no âmbito eleitoral, as doações da empreiteira Odebrecht. Diretores da empresa disseram ter repassado mais de R$ 10 milhões, via caixa 2, às campanhas de Alckmin em 2010 e 2014. Alckmin foi governador do estado de São Paulo entre 2001 e 2006 e de 2011 a 2018. Em nota, a defesa de Alckmin disse que o indiciamento do ex-governador “foi injustificável e precipitado” e “feriu o direito da ampla defesa”.

Bolsonaro testa
positivo de novo

O novo exame do presidente Jair Bolsonaro, divulgado nesta quarta-feira (22) feito para verificar se ele ainda está com Covid-19, teve resultado positivo. “O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República”, informou em nota a Secretaria Especial de Comunicação Social. Bolsonaro tem 65 anos e está em tratamento desde o último dia 7, quando teve o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Desde então, ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, onde tem se reunido com ministros por videoconferência. Na semana passada, ele chegou a fazer um novo teste, que ainda detectou a presença ativa do vírus.

Passa a PEC do
novo Fundeb

A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, esta semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente (PEC 15/15). Após negociação de modificações do texto da PEC com o governo federal, a relatora da proposta, deputada Professora Dorinha (DEM-TO) subiu a complementação da União para 23% em 2026, dos quais 5 pontos percentuais são destinados especificamente para a educação infantil. Atualmente, o governo federal aporta no Fundeb 10% da contribuição total dos estados e municípios.

Serra é alvo de
nova operação

O senador José Serra (PSDB-SP) é alvo de nova operação em uma investigação sobre doações ilegais de campanha. A Polícia Federal cumpre quatro mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar e outras pessoas suspeitas de envolvimento no esquema. As ações ocorreram na capital paulista, em Brasília, Itatiba e Itu. Segundo o Ministério Público de São Paulo, a investigação é baseada em informações repassadas por pessoas que foram contratadas em 2014 para operacionalizar os pagamentos das doações eleitorais não contabilizadas. No início do mês, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra José Serra por lavagem de dinheiro à época em que era governador de São Paulo.

Troca-troca na
Secretaria de Saúde

Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (21) a troca do secretário de Saúde do estado. José Henrique Germann deixou o cargo por problemas de saúde no coração e será substituído por Jean Gorinchteyn, infectologista do hospital Emílio Ribas. A pedido médico, para redução das atividades de trabalho, Germann foi nomeado assessor especial do governo na saúde pública. Doria ainda ressaltou que não houve motivos administrativos para a troca. “Profissional altamente qualificado, fonte e referência. Ele conhece a fundo os desafios da saúde pública por exercer a profissão no Emílio Ribas”, afirmou o governador, sobre Gorinchteyn.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments