Campeã olímpica em 2008, nos Jogos de Pequim, a ex-jogadora de voleibol Fofão será atração em workshop marcado para esta quarta-feira das 13h30 às 16h30, no ginásio de esportes do Clube Mogiano. Promovido pelo Sesc-Campinas, o evento tem apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovamm), Prefeitura e Clube Mogiano. A entrada é gratuita.
Fofão comandará atividades dirigida para todas as idades, com atenção especial às crianças. A ex-atleta irá contar a história da carreira e abordar a atividade esportiva em cidades grandes e do interior.
O projeto do Sesc em que ídolos visitam cidades do interior tem apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O evento deve ter o encontro de Fofão com outro ex-atleta de voleibol da seleção brasileira, Dirceu Paulino, que é o secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Mogi Mirim.
Carreira
Ex-levantadora, Fofão defendeu a seleção brasileira, de 1991 a 2008, disputou 340 partidas e esteve presente em cinco edições consecutivas das Olimpíadas. Mais vitoriosa atleta do vôlei brasileiro, Fofão também foi bronze em 1996 e 2000. Por muitos anos, a atleta foi reserva da levantadora Fernanda Venturini, então titular absoluta. Em 1998, Fernanda não pode disputar o Grand Prix e Fofão foi ouro como titular. Em 1999, com a aposentadoria de Fernanda, Fofão se tornou a dona da posição, foi prata no Grand Prix, ouro no Panamericano de Winnipeg e bronze nas Olimpíadas de Sydney. Na Copa do Mundo de 2003, Fernanda Venturini voltou a defender a seleção e Fofão retornou à reserva. Em 2004, Fofão resolveu deixar a seleção. Porém, em 2006 aceitou o convite de José Roberto Guimarães e voltou a defender o Brasil com um grupo renovado de jovens atletas. Em 2008, conquistou as Olimpíadas de Pequim. Em abril de 2015, Fofão foi campeã da Superliga defendendo o Rexona/Ades (Rio de Janeiro). Foi o quinto título nacional da atleta. A despedida foi com derrota na disputa do bronze no Mundial de Clubes, na Suíça, em maio.