domingo, abril 20, 2025
INICIALColunistasExercício físico aumenta a sensação de bem-estar

Exercício físico aumenta a sensação de bem-estar

Inúmeras pessoas que iniciam uma prática esportiva, ou que retornam ao exercício físico, costumam relatar a sensação de bem-estar que sentem após a sua prática. Algo que vai além dos resultados físicos e fisiológicos e que não é possível mensurar ou medir, mas está ali, se faz presente, e traz efeitos positivos no que diz respeito à disposição e prazer.
Sejam em práticas de modalidades esportivas, exercícios em centros de condicionamento físico ou até mesmo em uma caminhada ao ar livre, observando a natureza e ouvindo os pássaros, em todas estas práticas é possível perceber e experimentar toda esta satisfação do corpo e mente.
Há pessoas que não gostam tanto de praticar exercícios físicos, mas se sentem recompensadas pela sensação de bem-estar por tê-los feito.
Grande parte deste bem-estar é de responsabilidade da liberação das endorfinas, que geram esta sensação, provocando um estado de plenitude ao praticante regular de atividade física.
Endorfinas são substâncias bioquímicas analgésicas, que agem como um analgésico natural e têm a sua produção intensificada com as atividades físicas. Elas ajudam a aliviar a dor e ainda regulam as nossas emoções. Ao ser liberada, traz relaxamento corporal, proporcionando uma sensação de prazer e bem-estar.
O benefício desta liberação de endorfinas durante e, após o exercício físico, é fundamental nos tratamentos de depressão ou para quem está sobrecarregado na rotina diária ou trabalho. Isso ocorre porque auxilia também a reduzir a ansiedade e o estresse, aliviando as tensões do dia a dia.
Desta maneira, para quem busca esta sensação de conforto, bem-estar, diminuição de dores articulares e musculares, disposição, melhor estado de humor e alegria, nada melhor do que a prática de exercícios físicos. Basta iniciar para já perceber todo este benefício, digamos, subjetivo, mas totalmente significativo.
Só não se esqueça da importância de uma avaliação médica antes de qualquer início de um programa de exercícios e de procurar um Profissional de Educação Física habilitado para orientação e supervisão destes.

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments