Pessoas que se encontram na terceira idade, mas que são ativas, apresentam expressivamente melhor qualidade de vida. E esta qualidade não é observada somente nos fatores fisiológicos, como nos psicológicos também.
Pesquisadores consideram o envelhecimento como um processo natural, complexo, progressivo e irreversível. Ele afeta, de modo geral, todas as pessoas, trazendo-lhes diversos efeitos negativos. Essas decorrências desfavoráveis podem ser desencadeadas por uma série de fatores, como o estilo de vida, genética, doenças crônicas, dentre outros.
Há anos os profissionais da área da saúde têm recomendado e estimulado à população da terceira idade que pratiquem o exercício físico. Sua prática regular é um dos pontos de mudança comportamental mais empregados como medida preventiva e estratégica de saúde pública.
O sedentarismo pode abreviar e agravar o declínio decorrente do envelhecimento, transformando-se em fatores determinantes para uma velhice mais complexa, prejudicando a qualidade de vida. Pode ocorrer ainda, muitas alterações na estrutura e nas funções fisiológicas provocando ameaças ao funcionamento corporal, explica o pesquisador e profissional de Educação Física, Estélio Henrique Dantas.
Em contrapartida, a prática regular do exercício físico é considerada um fator determinante na manutenção, promoção e recuperação de funções orgânicas e musculares. Ainda contribui para a capacidade de permanecer cuidando de si mesmo e de suas atividades da vida cotidiana.
No aspecto emocional, os exercícios físicos ajudam a combater a tristeza e a depressão, que são sentimentos relatados comumente nesta fase da vida. Esse benefício é alcançado devido à liberação da produção de hormônios como as endorfinas, durante a exposição do corpo ao esforço físico.
É importante alertarmos que muitos destes benefícios exigem uma prática planejada, orientada e supervisionada por um profissional de Educação Física habilitado. É fundamental a sistematização específica de exercícios e movimentos que respeitem as limitações mais frequentes nesta faixa etária.
Vamos deixar aqui combinado que sempre incentivaremos as pessoas da terceira idade próximas de nós a se movimentarem!