A prática do exercício físico regular é inquestionável no que diz respeito a proporcionar um melhor funcionamento de todo o nosso corpo. E, para pessoas que possuem bexiga hiperativa ou incontinência urinária, a prática também é indicada, necessitando ser bem direcionada e orientada.
A incidência da incontinência urinária é, significativamente, maior em mulheres, e é definida pela queixa de qualquer perda involuntária da urina. Segundo o profissional de Educação Física, fisioterapeuta e especialista em Gerontologia, Marco Lopes, algumas das causas deste problema para a mulher se dão devido a razões anatômicas, mudanças hormonais, consequência de partos e gestações que podem deslocar e enfraquecer o músculo do períneo. Este músculo é responsável pelo controle urinário e fecal, suporte dos órgãos pélvicos, função sexual e parte da função obstétrica.
O referido especialista explica que os tipos mais comuns são incontinência urinária por esforço, que é a perda associada com atividades que aumentam a pressão intra-abdominal; a urge-incontinência, que consiste na vontade forte e repentina de urinar antes da pessoa conseguir chegar ao banheiro, e a incontinência urinária mista, quando os dois anteriores se fazem presentes.
A prática de exercícios físicos não deve ser abandonadas ao ser diagnosticada a incontinência urinária. Assim, os exercícios deverão ser de baixo impacto e enfatizados na recuperação da força desta região corporal. E, antes disso, os exercícios físicos gerais são significativamente importantes para a prevenção deste problema.
Uma das estratégias é realizar exercícios que fortaleçam também as musculaturas suplementares (adutores, abdutores, abdômen, glúteos e diafragma).
É fundamental que procure um médico caso perceba que sente alguns dos sintomas citados acima e, se houver a identificação do problema, informe o profissional de Educação Física que te orienta, para que elabore um programa de exercícios físicos ideal para você.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física