quinta-feira, abril 24, 2025
INICIALOpiniãoArtigosExercício físico é um aliado no tratamento de doenças reumáticas

Exercício físico é um aliado no tratamento de doenças reumáticas

Por Patricia Franco Rabello

[email protected]
– Personal Trainer
– Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
– Mestre em Educação Física – Unicamp
– Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

Reumatismo, como é conhecida popularmente, as doenças reumáticas são as que afetam o aparelho locomotor, como as articulações, ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 15 milhões de indivíduos acometidos pela doença.

A instituição alerta que este não é um problema que só atinge a população da chamada terceira idade e elas também podem afetar jovens e crianças. As doenças reumáticas mais conhecidas são a artrite reumatoide, o Lupus, vasculites, espondilite anquilosante, osteoartrite, gota, miopatias, entre outras.

Elas podem ter longa duração e geralmente causam dor e dificuldade para as atividades de vida diária. Além destes sintomas, estas enfermidades causam rigidez articular, fadiga e até deformidades permanentes nas “juntas”. Atualmente, com o avanço das pesquisas científicas, constatou-se que o exercício físico é extremamente importante para os pacientes reumáticos, pois alivia os sintomas, especialmente a dor e a incapacidade funcional.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, muitas pessoas com medo de piorar reagem contra o exercício físico, no entanto, para as pessoas que sofrem de algum tipo de doença reumática, um programa de exercício físico apropriado é fundamental para tratamento e manutenção.

A prática regular de exercícios físicos adequados para os reumáticos envolvem o trabalho de flexibilidade, de aumento da força muscular e resistência aeróbica. O objetivo principal em manter o estilo de vida ativo é, principalmente, a diminuição da dor e facilitar as tarefas do dia a dia, como caminhar, baixar-se, cuidar dos afazeres domésticos e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida de quem sofre com estas patologias. O movimento é o melhor remédio, então não deixe de movimentar-se!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments