A enxaqueca se apresenta através de dores de cabeça de intensidade variável, muitas vezes acompanhada de náuseas e sensibilidade à luz e ao som.
É uma doença multifatorial, ou seja, causada por vários fatores, e alguns deles estão associados ao estresse, insônia, alterações hormonais, consumo de alguns alimentos, entre outros.
Já está comprovado que mudanças no estilo de vida, a fim de evitar a manifestação das crises, são indispensáveis para a prevenção da enxaqueca. Entre elas estão a alimentação equilibrada, sono regular, redução do consumo diário de cafeína, controle dos níveis de estresse e a prática da atividade física. Estes são hábitos fundamentais que ajudam a diminuir a frequência e a intensidade das crises.
Uma pesquisa brasileira realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprovou que exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, pedalar e nadar, ajudam pessoas que sofrem de enxaqueca crônica. Esta característica de exercício físico previne dores, diminuindo tanto a frequência quanto a intensidade do problema.
Segundo os resultados do referido estudo, além de todos os benefícios citados, realizar exercícios físicos contribui para uma melhor vascularização no crânio, o que auxilia a evitar episódios de enxaqueca e atenuar as dores durante uma crise.
Na prática regular dos exercícios aeróbicos, de intensidade moderada, ocorre a promoção do relaxamento muscular, a melhora do condicionamento cardiovascular e redução da frequência, além de todos os outros benefícios relacionados, ocorre ainda a diminuição do estresse, ansiedade e sensação de bem-estar, através da produção de endorfina e serotonina.
É importante salientar que, durante as crises, os exercícios devem ser evitados para que o quadro de sintomas não se intensifique. O objetivo da prática regular do exercício físico, como citado acima, está associada à prevenção destas crises.
Movimente-se para uma vida saudável!
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física