terça-feira, julho 16, 2024
INICIALOpiniãoArtigosExercício físico proporciona envelhecimento saudável

Exercício físico proporciona envelhecimento saudável

O exercício físico pode retardar o processo de declínio das funções orgânicas acometidas no envelhecimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua o envelhecimento como “as mudanças morfológicas e funcionais resultantes das transformações a que o organismo se submete ao longo da vida”.

Em complemento a esta definição, o Dr. Brandon Grubbs, Ph.D., professor de ciência do exercício e uma das lideranças da Universidade do Tennessee, explica que a produção hormonal responsável pela manutenção da massa muscular diminui com a idade e, como os idosos possuem a tendência a serem menos ativos e a consumir menos proteínas (de grande importância para a força muscular), enfrentam mais desafios no processo do envelhecimento.

Sobretudo, o envelhecimento saudável é um processo contínuo de melhoramento da habilidade funcional e de oportunidade para manter e ainda melhorar a saúde física e mental. Dessa forma é possível promover a saúde geral, possibilitando independência e qualidade de vida ao longo da nossa trajetória.

Em nossas pesquisas, tanto a National Strength and Conditioning Association (NSCA), como a American College of Sports Medicine (ACSM), sugerem a musculação para os idosos, ressaltando que os programas podem ser adaptados para aquelas pessoas com mais fragilidade ou doença crônica.

O referido Dr. Brandon Grubbs salienta que, para muitas doenças, o exercício físico oferece benefícios que não são alcançáveis apenas através do uso de medicamentos e que, apesar do medo comum de dor ou lesão que muitos idosos possuem em praticar exercícios físicos, o sedentarismo é uma doença muito mais perigosa entre os mais velhos.

A ACSM ressalta claramente que, “em geral, a fragilidade ou idade extrema não são contraindicações para o exercício, embora as modalidades específicas possam ser alteradas para acomodar as deficiências individuais”.

Dessa forma, tenha em mente que qualquer movimento pode ser facilitado para se adequar ao seu nível de aptidão, basta procurar uma orientação segura com um profissional de educação física qualificado. Não importa quantos anos você tenha, inicie o quanto antes o hábito de exercitar-se regularmente. São as escolhas de todos os dias que podem nos manter saudáveis.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments