Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade. Estas informações já eram comprovadas antes mesmo do novo coronavírus surgir. Após a pandemia, os casos de ansiedade aumentaram em 80%, de acordo com os resultados de pesquisas realizadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ansiedade é um termo geral para diversos distúrbios que causam nervosismo, medo, inquietação e preocupação. Para Cintia Fuzikawa, professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, ansiedade é uma emoção que faz parte e é importante para nossa sobrevivência. Ela se torna um problema quando é tão intensa que passa a atrapalhar o dia a dia da pessoa, gerando sofrimento.
Cada vez mais, estudos epidemiológicos comprovam que o exercício físico sistematizado ajuda a prevenir os sintomas que a ansiedade pode provocar. E também a reduzir os efeitos negativos das pessoas que já sofrem com ela.
A prática do exercício físico produz efeitos antidepressivos e ansiolíticos, além de promover a proteção dos efeitos prejudiciais do estresse à saúde global. Sabemos que, durante o exercício, são liberados vários hormônios, entre eles a endorfina: considerado um analgésico do corpo humano. Ou seja, é responsável, dentre outras funções, por aliviar dores e reduzir a ansiedade. Também é liberada a serotonina que, entre seus papéis, auxilia na estabilidade emocional e proporciona prazer e bem-estar.
Diante destas importantes evidências, acreditamos que, antes mesmo de surgirem os sintomas de ansiedade citados acima, devemos adquirir o hábito da prática regular do exercício físico. Entretanto, se já existem, busque fugir do sedentarismo e movimente-se.
Principalmente nos dias que sentir que os sintomas estão presentes, não se ausente da sua rotina de exercícios, eles mudarão o seu dia. Na prática de uma caminhada leve, durante 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, por exemplo, os benefícios já são evidentes. Se comprometa com a sua saúde, movimente-se!