Equilibrar corpo e mente pode não parecer uma tarefa tão fácil, não é mesmo? Mas temos uma excelente notícia: um dos métodos mais eficientes para alcançar esse objetivo é dedicar-se à prática regular de exercícios físicos, seja em qual for a modalidade.
O periódico da Frontiers in Psychiatry, considerada a sexta maior editora de pesquisa e plataforma de ciência aberta, publicou recentemente um trabalho relatando que o exercício físico regular pode reduzir em 60% os riscos para o desenvolvimento da ansiedade.
Os autores da pesquisa descrevem que a prática do exercício físico regular tem sido indicada como “uma promissora estratégia para amenizar a carga de ansiedade, tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas”.
Isso se faz presente, tanto para pessoas que apresentam a ansiedade passageira, que está relacionada a um traço de personalidade e costuma ocorrer pontualmente, como também com a crônica, quando a pessoa é acometida por um problema psicoemocional definido como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Ambas possuem tratamentos e sintomas bem específicos.
A regularidade do exercício físico pode auxiliar de forma efetiva em diversos aspectos, como no equilíbrio da produção hormonal, no aumento da disposição no dia a dia, na melhora da qualidade do sono, na redução do estresse, no alívio dos sintomas de transtornos mentais – uma vez que os exercícios físicos e a saúde mental estão profundamente correlacionados – na melhoria da autoconfiança e autoestima.
Quanto aos exercícios que são indicados para diminuir a ansiedade, podemos dizer que são os que lhe proporcionam mais prazer em praticá-los. Contudo, citando exemplo, podem ser: andar de bicicleta, correr, caminhar, alongar, dançar e muitos outros.
O fundamental é sabermos que a dedicação para um estilo de vida ativo também o ajudará a não sofrer com as desagradáveis sensações que a ansiedade proporciona, como nervosismo, preocupação, medo e outras, nas suas mais diversas intensidades.