A prática do exercício físico durante a gestação é uma dúvida comum entre as grávidas. A maior insegurança é se os exercícios físicos prejudicam o desenvolvimento do bebê.
Podemos adiantar que, no caso de uma gestação saudável, os exercícios físicos, após a liberação do médico Obstetra e sob a orientação de um profissional de Educação Física são, inclusive, recomendados para manutenção da saúde de ambos.
Se a gestante já era praticante de exercício físico, antes da descoberta da gravidez, fica mais fácil continuar com o hábito saudável, porém serão necessárias algumas adaptações específicas para este período.
As futuras mamães, que não praticavam exercícios físicos antes da gravidez, podem iniciá-los aos poucos, apenas com cuidado para não exceder o limite determinado pelo médico e profissional responsável.
É fundamental, em ambos os casos, procurar alternativas mais leves, como hidroginástica, pilates, caminhada, dança e musculação em baixa intensidade.
Os principais benefícios são a melhora da respiração, diminuição do inchaço, amenização das dores nas costas, fortalecimento da musculatura para o trabalho de parto, redução do risco de pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez), auxilia na sensação de bem estar, diminui o estresse e a ansiedade, permite uma recuperação pós-parto mais rápida, melhora no funcionamento do intestino, ajuda a controlar o índice glicêmico em gestantes diabéticas, diminui o risco de depressão pós-parto e evita a obesidade gestacional.
Ainda assim salientamos que, para todas a gestações, é indispensável que tudo seja feito sob supervisão dos profissionais da saúde de sua confiança, já que esta fase requer atenção redobrada.
Movimente-se para uma vida saudável!
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física