Chamar a atenção das crianças e jovens com exercícios físicos é uma missão trabalhosa, em virtude da juventude apressada e tecnológica de hoje em dia.
O atual cenário mundial apresenta a prevalência de sedentarismo entre as crianças, de 60% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A prática de exercícios físicos é importantíssima em todas as fases do desenvolvimento infantil. A criança que não realiza exercícios físicos regularmente corre o risco de ser um adulto com várias doenças crônicas (doenças que persistem por período superior a seis meses e não se resolvem em curto espaço de tempo), e ainda possui um risco maior de desenvolver diabetes, colesterol, pressão alta e sobrepeso, explica o pediatra e médico do esporte Gregor Paulo Chermikoski Santos.
Além dos benefícios fisiológicos e motores, a prática dos exercícios ajuda também no desenvolvimento cerebral, pois a atividade física promove um melhor desenvolvimento de alguma áreas cerebrais, e diante da melhora na circulação cerebral, ocorre um reflexo positivo no nível de atenção, sono e aprendizado, acrescenta o médico.
Crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência apresentam um desempenho escolar 20% superior ao dos alunos sedentários, conforme uma pesquisa realizada em uma universidade norte-americana.
A prática de exercícios físicos na infância também é uma diversão, pois pode ser apresentada pela criança de forma lúdica, através de brincadeiras, risadas e descontração.
Indo mais além, outros aspectos também são desenvolvidos, como a socialização, a solidariedade, a aquisição e permanência de uma rotina saudável por toda a vida. Isso sem nos aprofundarmos na melhora do sistema cardiovascular, respiratório e no auxílio no fortalecimento e resistência muscular.
Agora sabendo de tantos benefícios, vamos estimular nossas crianças ao movimento. como brincar, pular, correr, lançar, girar, jogar, etc. Uma criança ativa será um jovem ativo e um adulto saudável.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física