E agora? O frio chegou e precisamos de muita determinação para não abandonar os exercícios físicos e colocar tudo que já foi conquistado a perder.
Muitas vezes, a preguiça não deixa muita gente sair de casa, nem para uma rápida caminhada, e o pior, é que em baixas temperaturas, temos a tendência de escolher alimentos mais calóricos.
Este comportamento negativo para sua saúde pode aumentar as dores musculares e nas articulações e isso, frequentemente, se dá porque as pessoas tendem a tensionar o corpo e também a andarem mais curvadas para tentar se protegerem do frio.
Agora, o que muitas pessoas desconhecem é que, desta forma, elas estão desperdiçando o melhor período do ano para ganhar saúde e potencializar os resultados do emagrecimento. Isso ocorre porque, normalmente, o corpo necessita de mais calorias para se aquecer. O que aumenta o gasto de energia.
A vantagem de permanecer com a prática dos exercícios físicos no frio é usar esse consumo calórico extra, acompanhado de uma dieta ideal, para obter redução de gordura.
Outro sintoma comum no período do inverno é que as pessoas tendem a ficarem mais deprimidas. Praticar exercícios físicos, como já salientamos em edições anteriores, aumenta a concentração de endorfina, que é uma substância que promove bem-estar e ajuda no tratamento da depressão.
Por estes, e muitos outros benefícios, que justificam não abandonar os exercícios no inverno, lutando com a preguiça e indisposição para encarar as baixas temperaturas, sugerimos algumas estratégias:
Mude o horário dos exercícios: dê preferência para um horário que se sentir mais disposto;
Reforce a sua meta: ter um foco bem definido o ajudará a manter a rotina de exercícios mesmo nos dias frios;
Chame uma companhia: ter o compromisso firmado com outra pessoa é uma motivação a mais para combater a preguiça;
Conheça modalidades diferentes: busque outras, se estiver enjoado com a que pratica atualmente;
Não passe frio: vista mais roupas, mesmo que perca um pouco da mobilidade no início da prática, e daí, então, vá tirando algumas peças à medida que sentir-se corporalmente aquecido.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física