sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasExercícios: o remédio para combater a dor na coluna

Exercícios: o remédio para combater a dor na coluna

As dores nas costas, sendo elas musculares ou articulares e, especialmente, na região cervical e lombar, estão entre os problemas de saúde mais comuns.
Durante anos seguidos, ficamos em pé, andamos, trabalhamos, sentamos e dormimos de maneira incorreta. Bolsas e mochilas suspensas, levantar e transportar objetos pesados, ficarmos horas seguidas sentados, colchões e travesseiros inadequados, são exemplos de abusos a que submetemos a nossa coluna.
Se ainda estivermos com pouca flexibilidade, musculatura fraca e tensão nervosa, estaremos em uma situação propícia ao surgimento das dores lombares.
Segundo o professor do Departamento de Educação Física, da Universidade de Santa Catarina, Dr. Markus Nahas, a maioria dos casos de dores nas costas não está relacionada a problemas estruturais e, sim, ao enfraquecimento e pouca elasticidade dos músculos abdominais, das costas e posteriores da coxa, da má postura e da tensão nervosa.
Os programas de exercícios físicos, em especial os que predominam os alongamentos e fortalecimento muscular, têm se mostrado extremante eficaz na prevenção e melhorias das dores lombares, afirma Nahas.
É imprescindível que se busque um programa de exercícios físicos que proporcionará resultados para sair deste quadro de dores e desconforto. Este compreende exercícios para fortalecer os músculos abdominais e das costas, desenvolver a flexibilidade do tronco, através de exercícios de alongamento para os músculos da coluna e posteriores das coxas.
Procure também observar sua postura ao longo do dia, seja qual atividade estiver realizando, ou mesmo enquanto faz uma leitura ou assiste TV. Para as pessoas que trabalham ou realizam atividades sentadas por muito tempo, por exemplo, recomenda-se manter os joelhos um pouco mais altos que os quadris, reduzindo as chances de criar tensão excessiva na região lombar e dores nas costas. É importante também, nestes casos, que se faça intervalos regulares: a cada hora, se possível, levante-se e caminhe um pouco. Seguindo estas recomendações, com certeza, os resultados serão positivos!

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments