Desde esta segunda-feira, até o dia 21 de março, o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz (Zerão), em Mogi Mirim, vai receber a mostra fotográfica Ka’á-eté, com imagens inéditas da Mata Atlântica. A exposição é inspirada no livro Ka’á-eté: A Floresta Atlântica Intocada, produzido por Octávio Campos Salles, com o patrocínio da Renovias e da Mahle Metal Leve, através da Lei de Incentivo à Cultua (Lei Rouanet).
São 10 expositores instalados ao ar livre, que mostram a diversidade e a parte mais bem preservada deste importante e ameaçado bioma brasileiro. Há cenas raras de animais em extinção, aves e árvores gigantescas com mais de mil anos de idade. Segundo Salles, para a realização desse trabalho foram aplicadas técnicas avançadas de fotografia. Dentre elas, a armadilha fotográfica, em que um sensor com infravermelho possibilita que a máquina funcione toda a vez que um animal passar por ela.
A mostra tem entrada franca e conta com o apoio da Prefeitura de Mogi Mirim Secretaria de Cultura e Turismo. “A exposição vem de encontro ao Projeto de Sustentabilidade desenvolvido pela concessionária há mais de dois anos e tem como foco principal o cuidado e a preservação do meio ambiente”, ressalta o presidente da Renovias, Roberto Calixto.
As fotografias também estarão expostas em outras cidades que compõem a malha viária administrada pela concessionária. A programação inclui Mogi Guaçu (24/3 a 4/4), Espírito Santo do Pinhal (11 a 22/4), São João da Boa Vista (8/5 a 19/5), Mococa (22/5 a 2/6) e Vargem Grande do Sul (25/4 a 5/5).
Texto: Assessoria de Imprensa da Renovias